A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) vai ajudar a construir um pacote urgente de apoios a empresas portuguesas afetadas pela COVID-19. O trabalho segue depois de ter sido escolhida como instituição parceira portuguesa de um programa liderado pela rede global de empreendedorismo Youth Business International (YBI) e financiado pela Google.org, braço filantrópico da Google.

O Programa de Resposta Rápida e Recuperação Económica de Micro, Pequenas e Médias Empresas pretende apoiar jovens empreendedores, pequenos empresários e profissionais liberais, alguns dos principais afetados com a pandemia que marcou 2020 e continua a ter impacto este ano. Para isso, aposta, sobretudo, nas competências digitais e em instrumentos para enfrentar a crise global.

É neste contexto que o presidente da ANJE, Alexandre Meireles, destaca em comunicado a importância deste programa. É "uma excelente oportunidade para alavancar a retoma de negócios que, pela sua natureza e dimensão, estão mais desprotegidos perante os efeitos da pandemia", considera.

Tecnológicas europeias prosperam perante a pandemia. Panorama português contraria a tendência
Tecnológicas europeias prosperam perante a pandemia. Panorama português contraria a tendência
Ver artigo

O programa é liderado pela YBI, uma rede global de empreendedorismo jovem presente em mais de 50 países. Como missão, pretende apoiar mais de 200.000 empresários de micro, pequenas e médias empresas de 32 países da Europa, Médio Oriente, África e Ásia-Pacífico na resposta ao impacto da pandemia e na recuperação económica dos negócios.

Para isso, o programa conta não só com financiamento da Google.org, mas também com voluntários da Google. Os colaboradores planeiam ceder o seu tempo para partilharem conhecimento e experiência, ajudando empresários em novas competências e na adaptação em resposta à atual crise.

Ainda recentemente, a Comissão Europeia investiu pela primeira vez em startups e pequenas e médias empresas. Ao todo, serão apoiadas 42 empresas num orçamento total de cerca de 178 milhões de euros.