O governo australiano pretende apertar o círculo aos veículos de combustíveis fósseis, de forma a incentivar a adoção de elétricos. O objetivo é tentar apanhar as restantes economias mundiais no sector, uma vez que na Austrália, as vendas de veículos elétricos representam apenas 2% do total, quando comparado com os 17% na Europa e 15 no mercado do Reino Unido.

Segundo referiu o ministro da pasta das mudanças climáticas e energia, Chris Bowen via Reuters, se não forem adotadas medidas, o país arrisca-se a ser um depósito de veículos com tecnologia antiga que não podem ser vendidos em outros mercados.

É referido que a Austrália e a Rússia são os únicos países da OCDE que ainda não desenvolveram programas de eficiência de combustível que encorajem as fabricantes a fornecer mais veículos elétricos e sem emissões. Para o ministro trata-se de oferecer mais opções de escolha e as atuais políticas do país estão a impedir o acesso a automóveis bons, acessíveis e sem emissões.

Nesse sentido, o governo vai lançar a discussão em setembro para fomentar o aumento de veículos elétricos, torná-los mais acessíveis, ao mesmo tempo olhando para as opções de eficiência dos combustíveis. As novas linhas seguem a eleição de um governo de centro-esquerda trabalhista que usou na sua campanha a promessa de políticas de reforma alinhadas com as mudanças climatéricas e redução de emissões para cumprir as metas de 2030.