A Novabase avançou esta quarta-feira com a Oferta Pública de Aquisição sobre parte do capital da empresa, conforme já tinha anunciado em fevereiro que ia fazer. A OPA visa um quinto do capital da empresa, que já tinha justificado a operação com a necessidade de lançar um mecanismo adicional de remuneração dos acionistas, complementar à distribuição de dividendos, em tempos de abrandamento da economia e de crescimento.

Esta quarta-feira a empresa informou sobre a submissão do registo da operação parcial e voluntária junto da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários. “A presente Oferta é parcial e voluntária, tendo por objeto um número máximo de 6.280.279 (seis milhões, duzentos e oitenta mil, duzentas a setenta e nove) ações, correspondentes a um máximo de 20% do capital social da Oferente e Sociedade Visada”, detalha a nota divulgada.

Explica-se igualmente que a “Oferta não abrange as ações já detidas pela Oferente e Sociedade Visada, representativas de 6,58% do seu próprio capital social” e que a contrapartida oferecida aos acionistas é de 4,85 euros por ação. A Oferta vai vigorar por um prazo de três semanas, que teve início esta quarta-feira. 29 de março, e se prolonga até ao dia 18 de abril de 2023.

Como recorda a Novabase, uma redução do capital social da empresa, feita através da redução do valor nominal das ações, foi realizada antes desta operação para “libertar reservas necessárias à concretização da Oferta”. Na sequência desta operação, o capital social da Novabase passou de 32,9 milhões de euros para 942 mil euros. Depois da operação espera-se uma nova redução de capital, já aprovada pelos acionistas, que permitirá extinguir as ações vendidas durante a OPA.