A BlackBerry comprou a Cylance, uma empresa norte-americana na área da inteligência artificial e cibersegurança. O negócio está avaliado em 1.400 milhões de dólares e deverá estar concluído em fevereiro de 2019, mês de fecho do ano fiscal da tecnológica canadiana.

Em comunicado, a BlackBerry explica que o objetivo é que a Cylance, que em seis anos conseguiu mais de 3.500 clientes corporativos, atue como uma unidade de negócios dentro do grupo, impulsionando o lançamento de uma plataforma de comunicação destinada às empresas.

"A liderança da Cylance nos sectores da inteligência artificial e cibersegurança complementará de forma imediatamente a nossa oferta", assegura o presidente executivo e conselheiro delegado da BlackBerry, John Chen.

Em concreto, a Cylance irá apoiar a BlackBerry Spark, a solução da BlackBerry destinada a tornar mais segura a comunicação da Internet das Coisas em ambiente empresarial. "Acreditamos que a associação das capacidades da Cylance ao nosso conhecimento em privacidade, mobilidade segura e sistemas embebidos tornarão a BlackBerry Spark indispensável”, acrescentou John Chen.

Outra das áreas da BlackBerry que pode sair beneficiada é a unidade QNX, reservada ao desenvolvimento de software para carros autónomos, em que o grupo canadiano deixou de investir desde que parou de produzir smartphones.