O evento que tem marcado o início do ano na agenda tecnológica em Portugal já está em marcha e o primeiro de três dias está terminado, com uma agenda muito preenchida e uma plataforma digital para acolher os participantes e promover a interação. São mais de 100 sessões e 200 oradores em três dias.

Este ano a Microsoft e os parceiros que dinamizam o Building the Future não arriscaram e, ainda em março de 2020, poucas semanas depois do fim do evento e logo no início da pandemia, começaram a pensar numa conferência em formato híbrido, onde o digital e o streaming assumiam um peso importante mas ainda considerando a possibilidade de ter alguns debates presencialmente, e um público reduzido. Com o prolongamento da situação de pandemia, e o agravamento nas últimas semanas, o Building the Future passou a ser quase completamente virtual, mantendo no MAAT apenas a apresentação de Filomena Cautela que faz a “ponte” entre os oradores das várias sessões, e um número muito reduzido de pessoas em palco.

Mas a aposta parece estar a ser bem sucedida. Paula Panarra, CEO da Microsoft Portugal,  tinha adiantado ao SAPO TEK que um dos objetivos era “criar uma nova experiência no Building the Future e não apenas transferir a conferência para o digital”, replicando o que antes se passava no pavilhão Carlos Lopes. E confessou que a utilização do streaming até trouxe vantagem na mobilização de alguns oradores, que antes não teriam oportunidade nem agenda para se deslocar e que assim poderiam entrar em direto a partir de suas casas, ou dos escritórios onde se encontram.

Um dos objetivos era alcançar os 20 mil participantes, multiplicando a capacidade que o evento teria em formato físico, e hoje a meio do dia o Building the Future já contava com mais de 19 mil inscritos, o que é um bom indicador para ultrapassar a meta definida.

Dinâmica e interação

Paula Panarra sublinhou também que desde o primeiro dia o Bulding the Future quis promover a interação entre os utilizadores, com a possibilidade de ligação com outros participantes e os oradores, num modelo de “matchmaking” ajudado por tecnologia de inteligência artificial.

Os chats que acompanham a transmissão têm sido também uma forma de interação entre os participantes das várias sessões, com comentários, sugestões e perguntas, mas também com a curadoria de “controladores de chat” que partilham informação útil e links que ajudam a contextualizar os temas.

Há ainda a possibilidade de visita aos stands dos expositores e de assistir a conteúdos on demand e 11 palcos com transmissões de keynotes e debates durante os dois dias principais, a que se junta o EduDay. Este é o dia dedicado à educação e decorre a 28 de janeiro, tendo sido desenvolvido em parceria com a Fundação José Neves. O objetivo é responder às atuais necessidades de alunos, professores e escolas, assim como re-imaginar os desafios do futuro, seguindo o mote “Empowering learning anytime and anywhere”.

Solidariedade e apoio com o nome Aconchegar

Entre as conferências houve ainda tempo para promover a iniciativa Aconchegar, e os participantes mobilizaram-se para doações, atingindo mais de 3.700 euros no primeiro dia de conferência.

A iniciativa Aconchegar já está no terreno há mais de um mês e foi lançada pelo capítulo português da International Association of Microsoft Channel Partners (IAMCP) em conjunto com a Fundação São João de Deus. Em pouco tempo já conseguiu obter um total de 27 camas de articulação e elevação elétricas, 18 camas articuladas elétricas, 27 camas articuladas manuais; 85 colchões anti escaras; 144 guardas metálicas universais, 15 suportes para Soro e 6 mesas de leito. Os equipamentos foram doados a 6 Hospitais e estruturas de apoio de retaguarda, nos distritos de Beja, Bragança, Évora, Leiria, Porto e Vila Real.

O programa do Building the Future 2021 continua amanhã com uma agenda recheada de temas interessantes, e na quinta feira é dia de aprender, com o EduDay. Este ano a organização reservou 5 mil convites que podem ser usados pela comunidade académica e os alunos durante os 3 dias para participarem na conferência, bastando usar os códigos ACADEMIABTF2021 e STUDENTBTF2021 na área dos bilhetes.

O SAPO TEK tem também bilhetes para oferecer e os interessados podem enviar um email a demonstrar o seu interesse.

O SAPO TEK está a acompanhar o Building the Future e pode ver outras notícias da conferência aqui.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.