No próximo ano, as chamadas automáticas (robocalls) fraudulentas devem ser responsáveis por perdas financeiras de 40 mil milhões de dólares (34,2 mil milhões de euros). O cálculo é da Juniper Networks, que este ano estima em 31 mil milhões de dólares os prejuízos para os consumidores burlados a partir deste tipo de esquema, assente em centrais de chamadas automáticas. 

Em todo o mundo, e também no próximo ano, a Juniper calcula que serão realizadas 110 mil milhões de chamadas deste tipo. Nem todas vão conseguir burlar utilizadores, mas tendem a tornar-se cada vez mais num incómodo para quem as recebe e a pôr em causa o valor das comunicações, alerta a empresa.   

O esquema é usado para tentar obter dados pessoais e a partir deles levar a cabo fraudes e obter benefícios financeiros. Como alerta a consultora, este tipo de ameaça esconde-se muitas vezes atrás de marcas legítimas, para tentar convencer o utilizador de que tem uma dívida ou está em falta com uma obrigação legal.

O estudo identifica um conjunto de plataformas emergentes, capazes de mitigar o problema e agir em tempo real, permitindo a validação da origem das chamadas antes destas serem realizadas e verificando se têm origem nas marcas com que se identificam. No entanto, destaca que este tipo de solução só terá impacto se for adotada como um standard por diferentes players, como operadores móveis, quem desenvolve aplicações móveis e pelas próprias marcas. 

Estas tecnologias de autenticação de marcas são apontadas como uma elemento central nas frameworks que podem ajudar a resolver um problema que é global e que escapa ao controlo dos operadores e das autoridades, porque estas chamadas automáticas são feitas de forma massiva e com uma gama de números que muda constantemente. Os serviços de autenticação de marcas permitem a quem recebe a chamada ter informação no ecrã do smartphone, antes de atender, sobre a verdadeira origem e propósito da chamada. 

O estudo Robocall Mitigation: Emerging Strategies, Competitor Leaderboard & Market Forecast 2021-2026 mostra ainda que a América do Norte é a região do globo onde o problema das robocalls fraudulentas é mais acentuado. No próximo ano, 45% das perdas financeiras previstas através deste tipo de fraude vão ter lugar aí.  

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.