É no Largo do Rato onde vai nascer o novo Campus Tecnológico da Deloitte em Lisboa. A “primeira” pedra foi lançada hoje, num evento que contou com a presença de António Lagartixo, CEO e Managing Partner da Deloitte Portugal; Sami Rahal, CEO da Deloitte Central Europe; e ainda Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Como explica António Lagartixo, o campus será composto por um complexo de três edifícios, onde a empresa terá a funcionar um conjunto de serviços baseados em tecnologia, mas também dois centros de operações, um de cibersegurança e outro na área das redes, que funcionarão de maneira integrada com os centros da Deloitte a nível internacional.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

“Para nós é um investimento muito significativo que estamos a fazer em Portugal e em Lisboa, em particular, dando seguimento à nossa estratégia dos últimos 15 a 20 anos” no país, afirma o responsável, realçando a aposta em inovação tecnológica e desenvolvimento de ecossistemas com startups.

Em declarações aos jornalistas, António Lagartixo afirma que, em termos globais, a Deloitte tem um plano de investimento tecnológico a cinco anos que chega aos 75 milhões de euros em Portugal. Deste valor, 25 milhões de euros serão para o desenvolvimento do novo campus em Lisboa. 

Com o complexo de edifícios, a empresa vai passar a ter cerca de 30 mil metros quadrados em Lisboa. Neste momento, a Deloitte Portugal conta com quase 6 mil colaboradores, perto de 4 mil só em Lisboa, um número ao qual se vão juntar mais 2.500 pessoas no Campus Tecnológico. 

"Temos a ambição de que venham a ser novos postos de trabalho", detalha o CEO e Managing Partner da Deloitte Portugal, olhando num horizonte de dois a três anos e onde a empresa tem intenção de dar sobretudo preferência ao talento português. 

A par dos centros de operações de cibersegurança e redes, o campus da Deloitte terá espaço para um conjunto de serviços e profissionais ligados à área de desenvolvimento digital: de core systems a software, passando ainda por integração de sistemas e aplicações mobile.

Nas instalações do campus haverá também um hub regional, que foi recentemente atribuído a Portugal, para soluções baseadas em IA generativa, que vai dar suporte a 44 países no contexto da Deloitte Central Europe and Africa e que estará ligado às redes globais da empresa.

"Uma outra área bastante relevante que vamos ter a funcionar a partir deste complexo será a equipa que nós temos em Portugal em inovação relacionada com quantum computing e quantum communications", destaca António Lagartixo.

Nota de redação: a notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 12h49)