Decorrem entre o dia de hoje, 20 de Setembro, e o próximo dia 27 as candidaturas a 864 vagas abertas em 14 Universidades com o objectivo de acolher licenciados desempregados que queiram reconverter a sua formação para áreas com maior empregabilidade. O programa, desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior, faz parte de um Plano de Acção para o Emprego Cientifico e Qualificado, que será apresentado na sua totalidade em Outubro.

Os candidatos interessados nesta reconversão da formação devem ter terminado os seus cursos superiores há mais de um ano e estar inscritos num Centro de Emprego como aspirantes a uma oferta de emprego.

Segundo o calendário definido pelo Ministério, depois das candidaturas que decorrem durante esta semana, a 11 de Outubro, serão publicadas as listas de admissão aos cursos e até dia 18 de Outubro decorre o prazo para a matrícula.

As 864 vagas agora abertas abrangem cursos em sete áreas, nomeadamente Informática, Turismo (Social, Cultural e Ecológico), Artes, Apoio Social à 3ª Idade, Engenharias, Serviços em Áreas Internacionais e Meteorologia. Amanhã serão anunciadas novas vagas no ensino superior particular cooperativo e o ensino concordatário.

Os alunos que virem as suas candidaturas aceites nestes cursos poderão candidatar-se a uma bolsa de formação, até ao montante do salário mínimo nacional, acrescida do valor da propina fixada pela instituição, adianta ainda o Ministério.

Notícias Relacionadas:
2004-01-20 - CE deve ainda aprovar reafectação de fundos comunitários para Ciência e Inovação
2003-10-17 - Orçamento de Estado de 2004 destina mais 26 milhões de euros para Ciência