Tomam posse no próximo sábado os 37 secretários de Estado que compõem o XVIII Governo constitucional. Nas áreas relacionadas com as TIC há uma novidade e três permanências.

Carlos Zorrinho, no governo anterior coordenador nacional da estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico passa a liderar uma secretaria de Estado no Ministério da Economia, agora tutelado por Vieira da Silva, a Secretário de Estado da Energia e da Inovação.

Na liderança da Secretaria de Estado da Modernização Administrativa, mantém-se Maria Manuel Leitão Marques, que começou a desempenhar a função durante a legislatura anterior, quando a pasta foi criada. Continua a responder a Pedro Silva Pereira, Ministro da Presidência.

No Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, agora liderado por António Mendonça, Paulo Campos continua à frente da Secretaria de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações.

Da mesma forma, também no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tutelado por Mariano Gago, Manuel Heitor continua nas funções de secretário de Estado. Cabe-lhe a pasta de Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

No novo elenco ministerial existem 17 nomes novos, cinco que mudam de funções e 16 que mantêm pastas anteriores.