Depois das informações que dão como certa a contratação pela Apple de vários executivos de referência na indústria automóvel e da suposta visita de Tim Cook a uma fábrica da BMW na Alemanha, o The Guardian assegura esta sexta-feira que a Apple tem mantido vários contactos com as autoridades da Califórnia.

Os encontros terão servido para falar sobre a regulação aplicável aos carros sem condutor, o que é entendido pela publicação como um sinal de que a dona do iPhone estará prestes a testar na estrada o veículo autónomo em que tem vindo a trabalhar nos últimos meses.

O The Guardian escreve que a Apple manteve várias reuniões na autoridade rodoviária da Califórnia durante o mês de agosto, o que na verdade é a única informação confirmada de alguma forma pela publicação.

A suposição de que o carro autónomo da Apple está prestes a chegar às estradas não passa disso mesmo, o próprio jornal admite que os encontros tanto podem indiciar que o projeto está prestes a passar a uma fase de testes em ambiente real, como podem apenas indicar que a empresa está de facto interessada no tema, mas a anos-luz de um projeto concreto.

Recorde-se que a Califórnia também foi o Estado escolhido pela Google para pôr na estrada o seu carro sem condutor, que continua a ser testado e que já sofreu várias evoluções desde que chegou à estrada em 2012. Desde então percorreu um milhão de milhas (1,6 milhões de quilómetros).