Chama-se FST 04e e é o primeiro protótipo de Formula Student eléctrico desenvolvido em Portugal, mais precisamente pela equipa Projecto FST Novabase, composta por alunos do Instituto Superior Técnico (IST).

Projectado para obter excelentes performances em pista, este monolugar de competição é composto por um chassis tubular e uma suspensão semelhante à F1, mas o destaque vai para a utilização de dois motores eléctricos muito leves e de alta potência, alimentados por uma bateria de Lítio-Fosfato-Ferro, explica-se num comunicado enviado à imprensa.

O FST 04e teve disponível um orçamento de 90.000 euros para o seu desenvolvimento e ganhou o seu nome por ser o quarto modelo construído pela equipa e o primeiro com propulsão eléctrica, pretendendo demonstrar que os veículos eléctricos podem ter um bom desempenho.

Composta por 17 alunos vindos dos cursos de Engenharia Mecânica, Electrotécnica e Computadores e Aeroespacial , a equipa responsável pela criação deste protótipo vai iniciar agora a fase de testes, de forma a preparar o FST 04e para as competições em Hockenheim, Alemanha (Agosto), e na Catalunha, Espanha (Setembro), onde participarão outras 50 equipas, vindas de todo o mundo.

Nestes desafios todos os aspectos do veículo são postos à prova: desde os aspectos técnicos e de engenharia até aos planos de custos e de marketability, refere André Cereja, Team Leader do Projecto FST Novabase, para quem participar na equipa de Formula Student é uma oportunidade única e também uma porta de acesso para mercados tão exigentes como o automóvel, das energias, etc.

Segundo o responsável, este projecto, patrocinado além da Novabase pela EDP e pela Siemens , entre outros, tem despertado o interesse e apoio de várias multinacionais, que acabam por recrutar os melhores recursos para as suas equipas.

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