A Uber estreou o seu primeiro serviço internacional de robotáxis em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Realizada em parceria com a startup chinesa WeRide, a iniciativa marca a introdução de veículos autónomos na plataforma da Uber fora dos Estados Unidos.
Os robotáxis da WeRide estão, desde esta quinta-feira, disponíveis para viagens UberX e Uber Comfort em áreas estratégicas, como a Ilha de Saadiyat, a Ilha de Yas e as rotas de e para o Aeroporto Internacional de Abu Dhabi. A operação é gerida pela Tawasul, que será responsável pela gestão da frota, com o apoio do Centro de Transportes Integrados de Abu Dhabi, explica a Uber em comunicado.
Durante o período inicial, os veículos contarão com operadores de segurança a bordo, garantindo uma experiência segura. A Uber prevê lançar um serviço totalmente autónomo em 2025.
Desde que abandonou o desenvolvimento interno de tecnologia para veículos autónomos em 2020, a Uber tem estabelecido parcerias com empresas como WeRide, Waymo e Cruise, para integrar diferentes soluções autónomas na sua plataforma.
O lançamento em Abu Dhabi reforça o objetivo da Uber de se transformar na “plataforma principal para mobilidade autónoma global, oferecendo aos utilizadores uma alternativa eficiente e inovadora”, escreve a empresa.
A expansão para novos territórios continua a ser uma hipótese, apesar dos desafios impostos pelos serviços concorrentes e da pressão feita pelos investidores para sustentar o seu modelo de negócios da condução autónoma.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários