Recentemente, a Waymo avançou com o seu serviço de táxis-robot em Austin. A estreia faz parte da parceria que a tecnológica tem com a Uber desde 2023. De acordo com a empresa, a cidade de Atlanta, no Estado da Georgia, será a próxima a receber os seus táxis-robot e já estão a decorrer testes com funcionários para preparar a chegada.

Mas a empresa detida pela casa-mãe da Google poderá ter mais uma rival em Austin. A Tesla tem intenções de lançar o seu primeiro serviço de táxis-robot na cidade, apostando na sua próxima geração de veículos autónomos. De acordo com Elon Musk, o serviço pode chegar já em junho deste ano.

Como avança o Business Insider, Austin tornou-se na nova “capital” americana de táxis-robot. A par da estreante Waymo, a Zoox da Amazon também opera na cidade, que também tem espaço para os projetos de empresas como a Volkswagen e a Hyundai.

Embora muitas startups e empresas com projetos na área dos táxis-robot estejam sediadas na Califórnia, muitas optam por avançar com testes e com o lançamento de serviços no Texas, onde as leis são menos “apertadas”.

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No entanto, ao contrário do que se passa na Califórnia, no Texas, a polícia pode multar veículos autónomos que não cumpram as regras da estrada. Além disso, à medida que mais empresas avançam com testes no Estado, os legisladores estão a tentar preencher as lacunas na lei.

Através de uma das novas propostas, as empresas precisariam de registar as suas frotas de táxis-robot junto do regulador do setor, o Department of Motor Vehicles (DMV). Caso ocorram acidentes graves, as empresas terão a opção de encerrar definitivamente a operação das suas frotas, ou então, de usá-las com condutores humanos até que consigam demonstrar que os veículos são seguros.

As novas propostas legislativas estão a ser finalizadas e aplicam-se a operações comerciais, como as da Waymo e Uber, mas não a táxis-robot privados, como aqueles que a Tesla espera implementar em breve.

O crescente número de táxis-robot em Austin está também a levantar preocupações entre os residentes, sendo acompanhado por várias queixas. Desde julho de 2023 que o Departamento de Transportes da cidade recebeu 80 queixas relativas a veículos autónomos.

A elas juntam-se os 26 incidentes reportados ao longo do ano passado, que incluem vários casos em que táxis-robots da Waymo não cumpriram direções dadas por polícias e bombeiros, ultrapassaram zonas vedadas ao acesso de automóveis e causaram bloqueios no trânsito.

De acordo com um porta-voz da Waymo, a empresa vai continuar a trabalhar com os serviços de emergência e outras entidades locais em Austin para melhorar a sua tecnologia.