A partir de hoje os novos modelos da tecnologia EV na União Europeia têm de incluir um dispositivo de emissão de ruído, acionado sempre que o veículo estiver a uma velocidade abaixo dos 19km/hora.

Qual o objetivo desta medida? Permitir que peões e ciclistas detetem atempadamente a presença de carros elétricos, como avança a BBC News. A cadeia noticiosa criou até um post no Twitter com o som a que os utilizadores devem estar atentos.

Todos os novos EV, incluindo as gamas existentes, terão de incluir este tipo de dispositivo até 2021. Quanto aos modelos em circulação está previsto que sejam adicionados extras de forma a que emitam mais barulho.

No entanto, estas novas regras podem não agradar a todos. Como avança o site, várias instituições de acessibilidade e de cães-guia pediram que a medida fosse aplicada em todas as velocidades.

Por outro lado, esta regra deita por água abaixo a possibilidade de uma era com ruas mais silenciosas. Ainda assim, a aplicação de barulho nos carros elétricos pode aumentar a segurança nas ruas e assegurar que os carros elétricos não significam um perigo para peões nem ciclistas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.