Entre janeiro e março foram vendidos 369 automóveis, perto de metade das 765 unidades comercializadas ao longo do ano passado.

O Renault Zoe foi o carro elétrico mais vendido no primeiro trimestre, com 182 veículos, num crescimento superior a 1.900%. Em segundo ficou o Nissan Leaf com 113 unidades vendidas, mais 28% do que o registado em período homólogo, e em terceiro o BMW I3, com 46 unidades, menos 4% do que há um ano, segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), citados pelo Jornal de Negócios.

O cheque de 2.250 euros dado pelo Estado na compra de um veículo deste género é uma das razões apontadas para o crescimento geral registado, na opinião da Associação de Utilizadores de Veículo Eléctrico (UVE). O procedimento teve início em meados de fevereiro e está disponível para os primeiros 1.000 carros elétricos vendidos em Portugal este ano.

Outro fator apontado é a evolução da rede de carregamento na via pública, refere também a UVE. Atualmente existem mais de 500 postos de carregamento em Portugal, correspondendo a 1.250 tomadas.