Os reguladores europeus anunciaram ontem que irão dilatar por quatro meses o prazo para se pronunciarem oficialmente sobre a intenção de tomada hostil da PeopleSoft pela Oracle, anunciou a Comisão Europeia em comunicado oficial. A decisão na Europa é independente da emitida pelas autoridades de concorrência norte americanas, que estão também a avaliar o processo, devendo ser conhecida a sua decisão no início de 2004.

Em comunicado oficial, a Comissão Europeia refere necessita de mais quatro meses para avaliar este delicado caso, que tanta polémica tem levantado no mercado das tecnologias. A Direcção Geral da Concorrência, liderada por Mário Monti, vai "investigar em particular o impacto desta transacção nos mercados de aplicações de software empresarial usadas em grandes multinacionais para coordenar e planear a gestão de meios financeiros e humanos, assim como a sua relação com os seus clientes, entre outras coisas".

A CE revelou ainda que os seus estudos preliminares sobre este negócio mostram que a possível fusão da PeopleSoft com a Oracle, duas das maiores companhias no mercado de aplicações empresariais, merece um exame mais detalhado porque "o número de jogadores chave [no mercado de software]seria reduzido de três para dois - Oracle e SAP - em determinadas áreas.

Para além de constatar o impacto deste negócio no mercado das aplicações empresariais os reguladores europeus deverão também analisar os efeitos potenciais do mesmo no mercado de bases de dados relacionais - o core business da Oracle.

Recorde-se que a análise do processo está também atrasada nos Estados Unidos. A decisão tinha sido adiada para Novembro e actualmente está previsto que se chegue a um resultado apenas no início de 2004.

Notícias Relacionadas:
2003-10-15 - Oracle pede parecer à CE sobre intenção de aquisição hostil da PeopleSoft
2003-10-13 - Oracle alarga prazo para aquisição hostil da PeopleSoft

2003-07-27 - Oracle aumenta proposta de compra da PeopleSoft para 7,5 mil milhões de dólares
2003-06-18 - Oracle aumenta proposta de aquisição da PeopleSoft para os 6,3 mil milhões de dólares