A Comissão Europeia publicou um documento de discussão interna sobre a aplicação do Tratado Europeu da Concorrência em termos de abuso de posição dominante, matéria prevista no artigo 82 do documento.



Em comunicado, a CE explica que o documento foi preparado com intenção de promover o debate sobre a forma de melhor proteger os mercados europeus das companhias dominantes, tentando perceber quais os riscos desse tipo de situação para a concorrência no espaço europeu.



O mesmo documento sugere a introdução de um novo enquadramento regulatório que reforce os princípios definidos no artigo 82, por forma a evitar situações como as apreciadas recentemente pela CE e definir um quadro de metodologias a aplicar nos casos de práticas anti-concorrenciais mais comuns, como são exemplos as políticas de descontos.



"O nosso principal objectivo é assegurar que os poderes europeus para intervir em casos de monopólio são aplicados de forma consistente e efectiva, não apenas pela Comissão mas também pelas autoridades nacionais e tribunais europeus", explica .



O documento de discussão vai ficar disponível para consulta e comentários até 31 de Março do próximo ano, um período que se segue ao de apreciação e recolha de contributos por parte de todos os Estados-membros.


Recorde-se que o artigo 82, que motiva a consulta, proíbe o abuso de posição dominante quer pela tentativa de excluir os concorrentes do mercado, quer pela tentativa de tirar partido da posição dominante pela via da exploração dos concorrentes. O documento em questão trata apenas do primeiro tipo de abuso, aquele que a CE considera mais lesivo para o consumidor final.



Notícias Relacionadas:

2004-07-02 - Microsoft paga multa e pede esclarecimentos à CE acerca de outras sanções impostas na Europa


2003-12-19 - CE investiga TeliaSonera por violação de concorrência na banda larga

2003-07-16 - Wanadoo multada por abuso de posição dominante na Internet de banda larga

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.