(Actualizada) Este ano Portugal não terá qualquer mostra de empresas tecnológicas já que a Certame, responsável pela organização da única feira do sector nos últimos 21 anos, decidiu suspender a organização do evento.



Recorde-se que no ano passado a Inforpor, como tradicionalmente era conhecida, converteu-se em COMTEC, experimentando um novo modelo de feira que juntava quatro áreas distintas: Tecnologias da Informação, Telecomunicações, Imaging e Fotimag Digital.



Já no ano anterior a Inforpor se tinha associado à Expotelecom, tradicionalmente organizada pela Expolider, procurando responder à convergência entre as duas áreas, mas também como forma de compensar o desinteresse crescente de alguns dos mais relevantes players nas duas áreas temáticas, materializado em ausência.



Os sucessivos ajustes ao modelo da feira não têm no entanto surtido grande efeito e no ano passado, mesmo com a adição de duas novas áreas temáticas, a feira manteve praticamente o mesmo número de expositores, face ao ano anterior. Marcaram presença no evento cerca de 150 expositores e um total de 26 mil visitantes.



A par com a fraca adesão a Certame perdeu ainda o seu parceiro estratégico, a Expolider, que depois da integração no grupo Media Capital alinhou áreas estratégicas de actuação e decidiu, pelo menos temporariamente, cancelar a sua participação na feira, conforme explicou ao TeK fonte da empresa em Fevereiro (ver notícias relacionadas).



Na mesma altura a Certame ainda garantia ter intenção de avançar com a edição 2005 da COMTEC e revelava estar a negociar novas parcerias, entre elas uma parceria estratégica com a própria FIL, onde o evento costuma realizar-se. Rui Pinto explica agora ao TeK que a negociação das parcerias necessárias para a realização do evento se prolongou mais que o esperado, acabando por levar a organização a decidir-se por uma pausa na realização do evento.



De acordo com a mesma fonte, a Certame mantém a convicção de que "o modelo testado no ano passado é o correcto", embora reconheça que a sua adopção foi "apoiada por várias empresas que não transpuseram esse apoio para uma presença física", diz Rui Silva.



Sobre a edição de 2006 não há ainda certezas mas a Certame volta a admitir a possibilidade de alterar a data de realização do evento, afastando-o da feira de TIs espanhola, onde muitas empresas nacionais ou representadas em Portugal têm presença habitual e aproximando-o de um evento mobilizador da indústria como a CeBIT.



Presença regular na feira de TIs nos últimos anos a Porto Editora lamenta que a COMTEC não se realize este ano "pelo que tal significa em relação ao estado do mercado de tecnologias em Portugal", refere Paulo Gonçalves, porta-voz da empresa.



O mesmo responsável confessa que o "facto não nos surpreende nem certamente surpreenderá os que acompanham este sector, considerando a linha decrescente que caracterizou este certame nos últimos anos".



Na sua área de actuação em concreto, a Porto Editora nota ainda que na última edição da feira a sua ausência não teria consequências negativas, do ponto de vista da concorrência, já que nenhum dos seus concorrentes marcou presença no evento.



A Microsoft é outra das presenças habituais na feira que também lamenta a pausa do evento em 2005. "As tecnologias de informação têm assumido um papel cada vez mais importante na sociedade e no tecido empresarial", o que na opinião da empresa justifica a realização de um evento anual "tenha ele o modelo testado na Comtec, ou outro qualquer".



No que respeita à data e à orientação do evento Rodolfo Oliveira, porta voz da empresa, considera que a data tradicional de realização da feira "é uma altura forte de actividade na qual se pode capitalizar em termos de notoriedade e divulgação". Quanto ao modelo a Microsoft sugere "uma clara diferenciação de públicos, profissional versus consumidor".



Nota de Redacção[18:47:00]: A notícia foi actualizada com comentários de empresas que marcam assiduamente presença na feira anual de TIs.



Notícias Relacionadas:

2005-02-23 - Expolider abandona organização da Comtec na edição de 2005

2004-10-22 - Organização da COMTEC admite novos ajustes ao formato da feira

2004-05-26 - Certame apresenta imagem da COMTEC