O Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação (CERTIC) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai conduzir um conjunto de estudos nos próximos dois anos com o objectivo de promover a Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade em Portugal.



Com as análises, o CERTIC pretenderá reflectir e avaliar a evolução registada nos últimos 30 anos na área da engenharia de reabilitação e de acessibilidade, mas também apresentar algumas orientações "que conduzam a um salto substancial do seu desenvolvimento em Portugal", refere-se num comunicado enviado à imprensa.



Os estudos serão divulgados online, num site recentemente criado para o efeito, disponível no endereço www.engenhariadereabilitacao.net, que entretanto já se transformou no ponto de encontro da maioria dos profissionais portugueses com formação em Engenharia e experiência em Reabilitação e Acessibilidade para Cidadãos com Necessidades Especiais.



Estes profissionais constituíram este mês um Grupo de Engenharia de Reabilitação onde se discutem, entre outros assuntos, a formação em engenharia de reabilitação e a possibilidade de criação a curto prazo de uma associação profissional no nosso país.



Com esta iniciativa, o CERTIC espera "dar um importante contributo para a afirmação da Engenharia de Reabilitação e de Acessibilidade", nomeadamente ao nível da formação no ensino superior, na definição de estratégias de investigação a nível nacional, no exercício da profissão de Engenheiro de Reabilitação e na forma de trabalhar em Reabilitação em Portugal, salienta-se no comunicado.



Notícias Relacionadas:

2004-09-20 - CERTIC quer analisar grau de implementação do plano nacional de acessibilidade

2004-03-15 - Internet@EB1 "equipado" com ferramentas para cidadãos com necessidades especiais

2003-10-23 - Nova legislação das comunicações electrónicas atende necessidades especiais

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.