Foi hoje realizada a assinatura dos protocolos de adesão de diversas associações da área das Tecnologias da Informação ao Conselho Estratégico das Tecnologias de Informação e Comunicação (CETIC). Este Conselho, recém-formado, tem como objectivo promover o desenvolvimento das TIC em Portugal, tendo sido criado no âmbito da AIP/CCI (Associação Industrial Portuguesa / Câmara de Comércio e Industria.



Quando foi apresentado, o CETIC estava ainda em processo de negociação para a adesão destas Associações do sector, embora já tivesse sido conseguido um consenso para um documento aprovado em comum, designado "Apostar nas Tecnologias de Informação e Comunicação". As associações que agora formalizaram a sua adesão são a APDC- Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, a APRITEL - Associação de Operadores de Telecomunicações, a APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação, a ACIST - Associação e Comerciantes e Instaladores de Sistemas de Telecomunicações, a ASSOFT - Associação Portuguesa de Software, a ACEP - Associação de Comércio Electrónico em Portugal, a APDT - Associação para o Desenvolvimento do Teletrabalho e a ADT - Associação para o Desenvolvimento da Telemedicina.



De acordo com o comunicado de imprensa, a assinatura do protocolo com a associação MINHODIGITAL.COM deverá realizar-se em Braga em data a ainda a anunciar. Faltaram ainda, para completar a lista de associações que estavam convidadas a participar no CETIC, a ANETIE, a APMP - Associação para a Promoção do Multimédia e a APEDI - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Comércio Electrónico e do EDI.



Ainda hoje foram também eleitos os órgãos dirigentes deste conselho, onde têm assento todos os responsáveis das associações reunidas no CETIC. Pedro Norton de Matos foi eleito presidente do Conselho Geral do CETIC, função que acumula com a presidência da Apritel, e José Luís Almeida Mota foi designado Vice-presidente, a juntar ao cargo equivalente na APDC.



O Conselho Geral aprovou ainda a constituição de grupos temáticos, para acompanhamento com maior detalhe, nas áreas de software, tele-trabalho e saúde.



Rocha de Matos, Presidente da AIP, referiu durante a assinatura destes protocolos que a AIP considera da maior importância a criação do CETIC, tendo em atenção o carácter estratégico do sector das Tecnologias de Informação e Comunicação que representa mais de 10% do Produto Interno Bruto nacional. O presidente desta associação adiantou ainda que a AIP criou também o Conselho Estratégico dos Transportes (CET) e que deverá tornar público em breve o lançamento de órgãos idênticos em sectores considerados de importância fundamental no tecido económico nacional, segundo o indicado no comunicado à imprensa.

Notícias Relacionadas:

2003-06-03 - CETIC reúne associações para promover desenvolvimento das TIC