Nos últimos anos, o Dia dos Solteiros afirmou-se na China e converteu-se no maior dia de compras online a nível global, batendo iniciativas bem mais tradicionais como a Black Friday e Cyber Monday norte-americanas, mesmo que avaliadas em conjunto.

Este ano a Alibaba “importou” uma tendência que os norte-americanos também têm usado nos últimos anos e começou a celebrar a data mais cedo, o que se significa que dias antes do 11 de novembro já a plataforma e os seus milhares de parceiros tinham no ar campanhas de desconto alusivas. Contas feitas, faturaram 74 mil milhões de dólares com a celebração da data.

Os dados disponíveis deixam dúvidas em relação aos dias contabilizados, mas nem por isso deixam de ser impressionantes. A Alibaba tinha no entanto afirmado, logo depois do primeiro fim-de-semana de novembro, quando surgiram os primeiros descontos, que as vendas “indicavam uma forte recuperação do consumo e uma procura sem igual na China”.

tek dia dos solteiros

Os 74 mil milhões de dólares anunciados em vendas com a efeméride foram comunicados logo à meia-noite.

Ainda sem considerar os números de 2020, uma análise da Statista, que combina dados de várias fontes, deixa bem evidente a evolução das compras online na China nesta data, face ao volume de negócios gerado pelo segundo maior dia de compras a nível mundial, aqui enquadrado no fim de semana de Ação de Graças.

Mostram os números que a Cyber Monday no ano passado gerou vendas online de 7,9 mil milhões de dólares, enquanto a Black Friday alcançou 9,7 mil milhões, o que perfaz um total de 17,6 mil milhões, bem distantes dos números do Dia dos Solteiros, que no ano passado gerou já receitas de 38,4 mil milhões, mais do dobro.