O grupo Avanport, criador da marca Chip7 e detentor da distribuidora Introduxi, foi na passada quinta-feira declarado insolvente, avança a edição de hoje do Jornal de Negócios. O principal accionista do grupo é Miguel Monteiro, com quem o jornal falou e que adiantou não ter intenção de apresentar um plano de insolvência. O empresário assume que o grupo é mesmo para liquidar.



Criada em 1994, a Chip7 foi a principal insígnia do grupo Avanport, um conceito de lojas informáticas que se estendeu da Internet aos espaços físicos. Quando nasceu a marca, o modelo de negócio foi estudado pelo sucesso que conseguiu alcançar, chegando a somar vendas de 90 milhões de euros e a levar o fundador do projecto a diversas paragens internacionais para explicar o conceito, como relata o jornal.



Espalhadas pelo país a Chip7 tem hoje mais de 60 lojas, mas já não pertence ao grupo. Todas as lojas são franchising. Do grupo Avanport, detido a 85 por cento por Miguel Monteiro, fez também já parte a Seara.com, empresa que se dedica à criação de soluções de comunicação Web e que entretanto foi adquirida por três sócios (funcionários da empresa), num negócio anunciado já durante o mês de Junho. "José Augusto Silva que adquire 61 por cento da empresa, Rui Miguel Ribeiro com 20 por cento e Joana Carravilla, que já possuía uma percentagem na mesma, passa agora a contar com 19 por cento das acções", explica uma nota da agência de comunicação.



O Grupo Avanport respondeu entretanto a um pedido de esclarecimento do TeK informando que são afectados pela insolvência cerca de 50 empregados. A administração do grupo também esclarece que as marcas “Seara.com, High Play e Chip 7 não fazem parte há já algum tempo do portfolio de empresas do Grupo Avanport, pelo que não são afectadas com esta situação”. No que se refere à Seara.com o TeK já tinha aliás actualizado a informação com a nota de que o negócio saiu do grupo no início do mês.

No que se refere à Chip7 a administração da Avanport informa agora que a marca foi “dada como penhor à Caixa Geral de Depósitos há mais de um ano, que entretanto executou o penhor e vendeu a marca”. Lojas próprias não existem e a loja online “está, há mais de dois anos, directamente ligada à rede de franchising (com a venda assegurada pela loja mais próxima de cada cliente)”.

Com a venda da marca Chip7 “o on-line também deixou de fazer parte do grupo”, esclarece a Avanport. Essa não é contudo a informação que podia ler-se no site da Chip7 até ontem. Na área “Quem Somos” ainda explicava que a Chip7 era um projecto criado por Miguel Monteiro, com referência ao ano e objectivos. Entretanto a informação foi actualizada.

“A informação que consta no site daquela marca, na rubrica “Quem Somos”, não está actualizada”, admitia a administração nas declarações enviadas ao TeK.

Nota de redacção: A notícia foi alterada na referência à Seara.com, que já não faz parte do universo Avanport. De acordo com informação fornecida pela agência de comunicação da Seara.com a mudança de mãos foi anunciada no passado dia 15 de Junho. A notícia foi também actualizada com esclarecimentos do grupo e corrigida nas referências que, na sequência dos esclarecimentos se revelaram pouco correctas.