Entre abril e junho, ciberataques e esquemas de fraude provocaram perdas de 670,70 milhões de dólares em ativos digitais, entre plataformas de criptomoedas e Defi (finanças descentralizadas). A esmagadora maioria das perdas resultaram de ataques informáticos (96,92%), com os protocolos Defi a revelarem-se os alvos mais atraentes para os atacantes.

Há um ano, no mesmo período, os prejuízos causados pelo mesmo tipo de evento ascenderam a 440 milhões de dólares. Os eventos mais relevantes para estes números foram os desvios associados a quatro projetos: Beanstealk, Harmony Horizon Bridge - associado ao Lazarus Group, Mirror Protocol e Fei Protocol. Os resultados foram os que podem ver-se no quadro.

Immunefi - Crypto Losses in Q2 2022
créditos: Immunefi

Os dados foram apurados pela Immunefi, uma plataforma de bug bounty e serviços de segurança para DeFi, fundada pelo luso-descendente Mitchell Amador, que protege mais de 100 mil milhões de dólares em fundos de utilizadores, segundo dados da empresa.

A empresa explica que o relatório Crypto Losses in Q2 2022 assenta no estudo de todos os casos conhecidos de protocolos criptográficos explorados no período em análise, bem como dos casos de alegados protocolos fraudulentos e de fundadores que desviaram fundos. No total foram analisadas 50 incidências, entre tentativas 100% bem-sucedidas e parcialmente. Quarenta e nove visaram protocolos Defi.

Roubo de criptoativos disparou para mais de mil milhões de dólares nos primeiros meses de 2022
Roubo de criptoativos disparou para mais de mil milhões de dólares nos primeiros meses de 2022
Ver artigo

O segundo trimestre do ano foi, ainda assim, mais calmo que o primeiro, altura em que foram roubados do ecossistema Crypto e DeFI 1,23 mil milhões de dólares. Recorde-se que o período incluiu o maior roubo de criptoativos da história, até então, que teve como alvo a Ronin Network, dona do jogo Axie Infinity.

O ataque, que permitiu desviar o equivalente a 625 milhões de dólares em moeda digital (Ethereum e USDC), deu um contributo decisivo para os números que a Immunefi apurou nesse período. Aconteceu o mesmo com o segundo maior ataque do trimestre, à Wormhole, que permitiu desviar 326 milhões de dólares.