A economia britânica perde anualmente 32 mil milhões de euros com o cibercrime, divulgou o Governo. Pelos cálculos oficiais, as empresas são as mais prejudicadas com o fenómeno, seguem-se os cidadãos e o Estado. O mundo empresarial será anualmente lesado em 24,9 mil milhões de euros, os consumidores em perto de 3,7 mil milhões e o Estado em 2,6 mil milhões de euros.



Os números foram divulgados pela primeira vez e o próprio Governo admite que integram uma estimativa conservadora, pelo que os dados reais podem ser ainda mais expressivos.
Face aos dados, o Governo defende a necessidade de medidas mais severas contra o fenómeno e considera que o trabalho de prevenção do cibercrime deve juntar indústria e autoridades.



O cibercrime "é um pouco como o terrorismo. Quanto mais sabemos mais assustador parece", defende a ministra britânica do país, citada pela BBC.



A responsável sublinha, no entanto, que o Governo está consciente dos riscos e está a responder-lhes, como traduz o plano a quatro anos que prevê um investimento próximo dos 771,6 milhões de euros para combater o fenómeno.



Na próxima Primavera será ainda apresentado um novo pacote de medidas com o mesmo objectivo de redução dos índices de cibercrime no país. Espera-se que a cooperação com a indústria saia reforçada, nesta nova iniciativa governamental.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.