A Comissão Europeia anunciou a atribuição de cerca de 4,5 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) ao município de Lisboa para desenvolver o projeto VoxPop. A capital portuguesa foi uma das 17 cidades europeias escolhidas na quarta edição do concurso Ações Urbanas Inovadoras. Promovido pela região francesa de Hauts-de-France em colaboração com a Comissão Europeia, o concurso procura projetos que ofereçam soluções criativas e duradouras para os desafios da vida urbana num mundo digital.

De acordo com a Lusa, o VoxPop, quer criar um sistema digital que facilite a realização de comentários por parte dos utilizadores de transportes, para que a sua opinião seja transformada em medidas concretas para melhorar o “planeamento, operação e manutenção”.

Descrito como um projeto que encara “pessoas, processos e tecnologia” como elementos essenciais à transição urbana para o digital, o VoxPop compromete-se também ter em conta desafios não-tecnológicos, tal como “governação, modelos de negócio, foco no utilizador e nas consequências não intencionais da inovação digital”, segundo a descrição remetida ao concurso.

Nesta edição do concurso “Ações Urbanas Inovadoras” foram escolhidos, ao todo, 20 projetos urbanos em quatro áreas que se enquadram na Agenda Urbana para a União Europeia: desde a transição digital à questão da pobreza nas cidades, passando ainda pela utilização sustentável dos terrenos ou pela segurança urbana.

Entre os projetos selecionados  encontram-se, por exemplo, a “Home and Care”, uma iniciativa alemã que aposta em serviços de saúde e acolhimento a crianças de famílias monoparentais, e o “GreenQuays”, um projeto holandês que quer recuperar os espaços verdes das áreas urbanas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.