Durante todo este fim-de-semana tem lugar o Fórum Ciência Viva. A iniciativa decorre pela primeira vez em sete anos e acompanha o Portugal Tecnológico, a decorrer mesmo ali ao lado, também na FIL.

O evento vai servir para mostrar muito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas escolas ao longo dos vários anos.

Os projectos ali demonstrados envolvem alunos e escolas de todos os graus do ensino e são o resultado de um conjunto de iniciativas de financiamento aprovadas em 2006, mais concretamente novecentos projectos, como adianta o Jornal de Notícias.

Dar ao visitante a possibilidade de experimentar os conceitos desenvolvidos é um dos objectivos da mostra que acolhe projectos na área da robótica, física, biologia, química, etc. Entre as opções está a visita a uma casa ecológica ou ver se faz a extracção de ADN.

O que também pode ser visto neste Fórum Ciência Viva são os principais projectos realizados no âmbito dos programas que nasceram das parcerias entre universidades portugueses e universidades americanas, nomeadamente com o MIT.

Em conversa com Paulo Ferrão, director do MIT Portugal, esta semana durante o Portugal Tecnológico, o TeK percebeu a satisfação dos responsáveis com a evolução do projecto que, como explica Paulo Ferrão, está este ano já em pleno funcionamento, com 80 alunos nos vários mestrados disponíveis.

O ambiente tem sido uma das principais áreas de aposta do instituto no trabalho de investigação que tem realizado em Portugal. Um dos projectos mais emblemáticos, que pode ser visto este fim-de-semana na FIL, é o conceito de Green Island. A área da saúde, automóvel e do urbanismo também têm merecido a atenção do MIT.

Quem não puder visitar o evento que faz o arranque da Semana da Ciência e da Tecnologia e que decorre no Pavilhão 3 da FIL pode ir assistindo à sua cobertura a partir de cvtv.pt.