O Prémio CIO of the Year foi atribuído na semana passada no âmbito do evento anual da comunidade de executivos que reúne mais de 6.500 CIOs e Diretores de TI europeus.

À semelhança do que aconteceu noutros anos, a CIONET analisou o percurso e os projetos dos CIO portugueses e atribuiu os prémios em três categorias: Corporate, Government e PME.

João Luis Baptista foi o CIO escolhido na categoria Corporate.Há 16 anos que o CIO tem a seu cargo o core do negócio do grupo SIBS, liderando um departamento de TI com 172 colaboradores. O projeto inovador que lhe valeu o prémio foi o desenvolvimento do serviço nacional de pagamentos móveis português, o MB WAY.

Na categoria Government a CIONET Portugal escolheu Paulo Nunes, CIO da EMEL há dois anos. Segundo a comunidade, neste caso foram três os projetos que deram origem à distinção: o desenvolvimento da app ePArk que permite pagar o estacionamento através do telemóvel, a implemnetação da plataforma de negócio e operação OPERA e a implementação da ODS, um conceito de Data Lake para todos os sistemas da EMEL.

A terceira categoria onde foi distinguido um CIO do ano foi a categoria PME, onde o premiado é Guilherme Teixeira. O CIO da CASP-Grupo Casais dirige há 10 anos o departamento que sustenta 54 unidades de negócio diferentes, cargo a que junta as funções de CISO e National Security Officer. Os projetos que lhe valeram a vitória foram o desenvolvimento de uma aplicação para backoffice, denominada CO2iBC-RIMS que pretende optimizar a eficiÊncia da área logística e o aprovisionamento das obras nos diversos mercados, com recurso à exportação de Portugal.

Recorde-se que no ano passado os vencedores foram David Alves, da Sonae, na categoria Corporate, João Figueiredo, da SCMP na categoria PME e Luis Newton, da Junta de Freguesia da Estrela na categoria Government.

Os CIO agora premiados em Portugal vão representar o país no evento internacional European CIO of the Year, que decorre em junho em Amesterdão, onde será escolhido o melhor CIO da Europa.

Nuno Miller, CIO da portuguesa Farfetch, é o único português já galardoado com este prémio.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.