O Centro CX é visto pela direção da Cisco em Portugal como mais uma conquista, e Sofia Tenreiro, diretora geral que está demissionária, partilhou nas redes sociais estar "muito orgulhosa" de anunciar esta localização do centro depois de "muitos meses de negociações". Portugal conseguiu superar outros países que eram candidatos dentro da Cisco e receber este investimento para a abertura do centro de competências que se junta a outras unidades já localizadas no país.

"O apoio do Governo Português face aos investimentos com base no conhecimento, em conjunto com a qualidade das universidades Portuguesas, uma força de trabalho sólida e um ecossistema empresarial, foram fatores chave para a tomada de decisão de abrir o centro de Lisboa", refere um comunicado à imprensa. Recorde-se que a Cisco é vista como um parceiro nesta área pelo Governo.

O centro de Lisboa vai trabalhar em conjunto com Bruxelas e Cracóvia, disponibilizando serviços técnicos, gestão de rede e otimização.

Aposta do Governo na economia digital conta com parceria da Cisco
Aposta do Governo na economia digital conta com parceria da Cisco
Ver artigo

"Este Centro CX altamente estratégico em Portugal irá trazer investimento e oportunidades de emprego para profissionais de engenharia e de negócio", refere Santiago Solanas, Vice-Presidente do Sul da Europa da Cisco.

O recrutamento começou no fim de fevereiro com foco em pessoas com especialização em segurança, rede empresarial e centro de dados. Não foram adiantados os números de colaboradores a contratar.

A Cisco já está em Portugal há 20 anos, tendo criado um dos principais centros de operações EMEAR e tem vindo a colaborar com o Governo português para a implementar plataformas digitais seguras, melhorando a eficiência e flexibilidade dos negócios e reduzir custos. Os ministérios da saúde, justiça e defesa são os principais alvos de modernização e transformação digital no âmbito de um acordo assinado entre as duas organizações.