A Cisco anunciou a aquisição da NDS por 5 mil milhões de dólares, cerca de 3,8 mil milhões de euros. A empresa desenvolve software de vídeo e sistemas de gestão de conteúdos digitais para operadores de televisão paga.



Em comunicado, a Cisco explica que a aquisição lhe permitirá complementar e acelerar os desenvolvimentos em torno da sua plataforma Videoscape. Dada a forte presença da NDS em mercados como a China ou a Índia, a Cisco também sublinha a importância da aquisição para reforçar presença em mercados emergentes.



De acordo com a informação disponibilizada pela fabricante norte-americana, a tecnologia da NDS permite aos utilizadores de serviços de TV paga “ver, pesquisar e navegar de forma intuitiva em conteúdos digitais, em qualquer altura, em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo”.



Fundada em 1988 em Israel – mas com sede no Reino Unido - a NDS era até agora detida pelo fundo Permira, que detinha 51% do capita da empresa, e pela News Corp, que controlava os restantes 49%. Conta com cerca de 5 mil empregados.



Já aprovado pelas conselhos de administração das duas empresas, o negócio tem agora de contar também com luz verde das autoridades da concorrência para se concretizar, o que deverá acontecer durante o segundo semestre do ano.
A Cisco adquire a totalidade do capital da NDS, bem como toda a dívida da empresa, detalha a informação disponibilizada sobre o negócio.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira