A remuneração em ações da empresa é uma das formas do unicórnio de origem portuguesa Sword Health compensar os colaboradores. A tecnológica da área da saúde promoveu agora uma operação de liquidez que permitiu a venda destes títulos e partilhou os números envolvidos. Os colaboradores da companhia em Portugal conseguiram um retorno total de 55 milhões de dólares (50,6 milhões de euros) com a venda de parte do seu património de ações da empresa. A nível global (entre Portugal e Estados Unidos) o retorno da operação chegou aos 100 milhões de dólares.

A Sword sublinha que este foi o “maior evento de liquidez privado de uma startup tecnológica no país, contribuindo para a criação de riqueza geracional de mais de 100 colaboradores em Portugal”. A remuneração com ações ainda é pouco usual em portugal, até porque o regime fiscal em vigor no país incentiva pouco esse tipo de prática.

“Na Sword acreditamos profundamente na meritocracia e essa tem sido uma das principais razões por detrás do nosso sucesso”, sublinha Virgilio Bento, CEO e fundador da companhia que desenvolveu uma plataforma pioneira de prevenção e tratamento da dor, potenciada por inteligência artificial.

“Um elemento da nossa equipa que crie valor para a Sword tem de ser recompensado de igual forma. Este princípio é a base do nosso ciclo virtuoso, onde excelência gera ainda mais excelência”, acrescenta o responsável

A Sword já era neste momento o unicórnio português mais valioso, um estatuto que vai reforçar porque a empresa anunciou também uma nova ronda de financiamento de 30 milhões de dólares, que aumenta a valorização da empresa para os 3 mil milhões de dólares. Nesta operação também marcam posição investidores portugueses como a Oxy Capital e Lince Capital.

O SAPOTEK falou recentemente com a Sword que já tinha revelado o foco no lançamento de novos produtos que alarguem o leque de serviços assentes na plataforma de soluções para a prevenção e tratamento da dor da empresa.

Assista ao vídeo criado pela Sword sobre o novo Phoenix

Em breve, a companhia avança com mais uma novidade nessa oferta, com o lançamento do “primeiro AI Care Specialist”, o Phoenix. Com este novo produto, a Sword promete feedback em tempo real durante as sessões de exercícios, tirando partido de modelos sofisticados de Inteligência Artificial.

O Phoenix vai conseguir estabelecer um diálogo com o paciente, fazer perguntas e fazer recomendações personalizadas, com base nas respostas do paciente. Pode ajustar os planos de tratamento prescritos e monitoriza cada sessão com dicas para melhorar cada exercício. Esta interação é supervisionada pela equipa clínica da Sword Health.

“Desde que comecei a desenvolver o conceito de AI Care, há mais de uma década, durante o meu doutoramento, que temos trabalhado incansavelmente na sua evolução, e fizemos muitos progressos”, admite Virgílio Bento. “

"O lançamento do Phoenix representa o maior avanço do nosso modelo até hoje, e estamos muito motivados com o impacto que terá na forma como, atualmente, as pessoas acedem e recebem cuidados de saúde”, acrescenta.

A Sword Health tem procurado afirmar um modelo de AI Care, que tira partido da tecnologia para tornar os cuidados de saúde de alta qualidade “tão acessíveis como a água potável”, a expressão é da empresa. Já acolheu mais de três milhões de sessões através de uma oferta usada por muitas das maiores empresas do mundo e consolidada nos Estados Unidos, onde centrou o desenvolvimento do negócio.

A companhia integra neste momento mais de 800 colaboradores a nível global. Em Portugal estão mais de 300, mas o plano passa por juntar mais 100 à equipa local, que já estão a ser recrutados em áreas como a Inteligência Artificial, Engenharia, Marketing, Comercial, áreas Clínica e de Operações.