Embora o retalho offline continue a debater-se, as vendas de comércio electrónico nos Estados Unidos terão uma taxa de crescimento anual de 19 por cento durante os próximos cinco anos, aumentando dos 95,7 mil milhões de dólares previstos para 2003, para os 229 mil milhões em 2008, indica um estudo recente da Forrester. As vendas online representarão assim 10 por cento das vendas totais a retalho em 2008.




A Forrester prevê que perto de cinco milhões de novos lares norte-americanos comecem a fazer compras pela Internet em cada um dos próximos cinco anos, com o número total a alcançar os 63 milhões em 2008. De acordo com o estudo, um número crescente destes lares usa banda larga, dai que os residentes possam pesquisar mais produtos e adquirir mais coisas online do que os detentores de uma ligação dial-up.




As categorias de produtos normalmente menos procuradas online são aquelas previstas para crescer mais rapidamente, de acordo com a Forrester. Durante os próximos cinco anos, as comidas e bebidas, os artigos relacionados com o desporto e com o lar irão ultrapassar os bens que tradicionalmente se costumavam adquirir pela Internet, como os livros e as viagens. Os livros, que geraram 14 por cento das vendas de comércio electrónico nos EUA em 2000, representarão apenas três por cento das vendas totais durante os próximos cinco anos.




À medida que as preferências dos consumidores e a eficiência tecnológica se desenvolvem, os retalhistas online passarão a investir mais no design dos sites e na usabilidade, num esforço para melhorar a experiência de compra dos seus clientes.





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