A Black Friday dá o tiro de partida para a maior altura de compras do ano em muitos países e Portugal não é exceção. Uma pesquisa da Google apurou que quase um em cada dois portugueses têm intenção de fazer compras durante as festividades e que muitos já começaram. O período em análise inicia-se com a Black Friday e estende-se até ao início do próximo ano.
Neste universo, o Google Consumer Survey Portugal, realizado em julho, concluiu que 53% dos portugueses compram onde encontrarem o que procuram, não tendo preferência em relação a lojas online ou físicas e 22% fazem compras apenas online.
A Google recorda os dados de 2020 do Euromonitor para sublinhar que Portugal foi um dos países onde o comércio eletrónico mais cresceu no ano passado (54%) e destaca que o crescimento da procura começou a verificar-se ainda em outubro e, em algumas categorias, manteve-se alta até ao primeiro trimestre de 2021.
Juntando esta tendência ao facto dos canais onde compram se revelarem cada vez menos importantes para os portugueses, a Google antecipa uma temporada de compras “intensa”, e acredita que este ano, mesmo com as lojas físicas a funcionarem sem restrições, o comércio online tem condições para continuar a crescer.
“2020 foi um ano de mudanças profundas no retalho, com confinamentos que direcionaram o consumo para o digital e para bens essenciais. Para muitos, sobreviver no ano passado significou crescer as vendas online”, destaca Joana Bastos dos Santos, Industry Manager na Google Portugal, que vê os lojistas este ano melhor preparados para a quadra. A Black Friday hoje em Portugal já é muito mais que uma sexta-feira de descontos. E, ao contrário do que se pensa, não canibaliza as vendas de Natal”, acrescenta a responsável.
No Google Consumer Survey Portugal foram identificados três grandes momentos para a temporada de compras que se aproxima: the build-up, the craze e the last call. O primeiro refere-se à altura em que os consumidores começam a planear as compras, semanas antes da Black Friday (ainda em outubro), procurando descontos e oportunidades. É uma altura em que não há ideias definidas sobre marcas ou produtos e em que estão mais abertos a sugestões.
Nas duas semanas até à Black Friday, incluindo nessa altura, as compras já são mais orientadas para produtos ou marcas específicas. Nas primeiras semanas de dezembro, voltam a estar mais recetivos a descontos e últimas oportunidades.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
A precisar de espaço no telefone? Transforme fotos grandes em ficheiros leves num instante -
Site do dia
Defina objetivos para a semana e siga-os diretamente do calendário da Google -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários