A Apple pode em breve ficar sujeita a medidas adicionais de controlo da atividade na Alemanha. O regulador local da concorrência considerou que a empresa reúne condições para ser considerada um ator com poder de mercado significativo no país.

Uma lei aprovada em 2021 na Alemanha prevê um controlo mais apertado das atividades das empresas nesta categoria, dada a sua capacidade de influência sobre mercados onde mantêm uma quota elevada. Alphabet e Meta já têm o mesmo estatuto que a Apple acaba de ganhar.

A Apple está assim declarada "empresa de importância primordial para a concorrência em todos os mercados" pelo Bundeskartellamt. "A empresa - a começar pelos seus dispositivos móveis como o iPhone - opera um ecossistema digital abrangente de elevado impacto para a concorrência, não só na Alemanha, mas também na Europa e no resto do mundo”, sublinhou o presidente do organismo, Andreas Mundt, numa declaração citada pela Reuters.

O regulador defende que a Apple tem condições para levar a cabo práticas que “representam uma ameaça para a concorrência e que podem de facto impedi-la”, como também já tinha feito com a Meta e a Alphabet.

A Apple já reagiu, e numa declaração enviada à Reuters, defende que a avaliação do regulador "desvaloriza a enorme concorrência que a Apple enfrenta na Alemanha e desconta o valor de um modelo de negócio centrado na privacidade e segurança dos utilizadores", disse um porta-voz da empresa numa declaração enviada por email à Reuters.

A Apple adiantou também que pretende recorrer da decisão do regulador alemão e contestar o estatuto que lhe foi atribuído.