Como consequência da estratégia de contenção de custos anunciada em Fevereiro, a France Telecom anunciou que neste primeiro ano serão dispensadas 9,4 mil pessoas. Inicialmente a operadora tinha a intenção de despedir 22 mil funcionários, o que veio a ser alterado, fixando-se agora numa redução efectiva de 17 mil colaboradores até 2008.
De acordo com a Associates Press, os despedimentos vão consistir em operações de reforma antecipada e na não substituição de empregados que se pretendem aposentar.
A accionista da Portugal Telecom tem como objectivo reduzir os custos salariais, numa altura em que a France Telecom se debate com a quebra de lucros causada pela concorrência de outros operadores.
O plano de despedimentos provocou o descontentamento de sindicatos e trabalhadores o que levou, ontem, à greve de 17 por cento do total de trabalhadores da France Telecom.
Paralelamente, a empresa francesa anunciou ontem em comunicado que irá investir 270 milhões de euros, ao longo dos próximos dois anos, na construção de uma rede de fibra óptica em França por forma a concorrer com a Iliad SA.
A operadora pretende ligar entre 150 a 200 mil clientes à Internet por acessos de banda larga até 2008. Na nota de imprensa a France Telecom mostra a intenção de ligar Paris à rede de fibra óptica já em Março do próximo ano. O serviço será continuamente alargado a outras regiões, com Lyon e Marselha a receberem a mesma oferta a partir de Junho.
Os serviços oferecidos pela empresa vão variar entre o acesso à Internet, com velocidade acima dos 100 Mbps, televisão de alta definição e chamadas telefónicas ilimitadas.
Notícias Relacionadas:
2006-02-15 - France Telecom vai reduzir 23 mil postos de trabalho
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como é viver no espaço? 5 curiosidades e desafios na rotina de um astronauta -
App do dia
Children of Morta já pode ser jogado nos smartphones: Um RPG indie com aspecto retro focado na narrativa -
Site do dia
Website Image Effects aposta na criação de efeitos sonoros com inteligência artificial -
How to TEK
Faça um planeamento melhor para chegar ao destino em 5 dicas no Waze
Comentários