Os gastos com aplicações móveis na área da música vão atingir os 32,2 mil milhões de dólares em 2010. Os toques continuarão a desempenhar um papel importante neste mercado, assim como o download de outros conteúdos mais complexos. Por regiões, será a Ásia-Pacifico e o Japão a liderar este mercado em termos não apenas do número de utilizadores, mas sobretudo do ARPU. Logo a seguir a estas regiões surgem a Europa Ocidental e a América do Norte.



De acordo com as previsões do Gartner Group os toques, que hoje são a aplicação móvel de dados mais popular, logo a seguir às mensagens de texto, vão manter um lugar de destaque neste mercado e contribuir para que os telemóveis se assumam cada vez mais como uma forma de expressão.


Também aplicações como os ring-back tones prometem ganhar popularidade e contribuir para a personalização do equipamento móvel. Estes ring-back tones são peças de áudio que os utilizadores móveis usam em substituição do sinal de chamada.



Olhando para os próximos anos a Gartner prevê ainda que os operadores móveis venham a enfrentar uma concorrência crescente das empresas com posição no mercado dos conteúdos digitais como a Apple, ou a Microsoft. Isto porque os equipamentos móveis serão cada vez mais receptores de conteúdos digitais, a par com os leitores que já hoje são um sucesso nesse contexto.



Para evitar a perda de quota, a Gartner recomenda um investimento mais vincado na área dos conteúdos, por parte dos operadores móveis, materializado em vários tipos de parcerias.



Já para este ano a expectativa da Gartner é que o mercado passe a valer mais duas vezes e meia do que em 2006, atingindo os 13,7 mil milhões de dólares.



Notícias Relacionadas:

2007-01-22 - Vendas mundiais de telemóveis aumentam 20 por cento em 2006