A France Telecom vai criar 10 mil novos postos de trabalho até 2015. A estratégia da operadora francesa para os próximos cinco anos passa igualmente pelo investimento de 2.000 milhões de euros em redes de fibra óptica e pelo desejo de aumentar o número de clientes em 50 por cento.

As decisões estratégicas foram dadas a conhecer pelo novo presidente da empresa, Stephane Richard, que até 2015 quer que a empresa atinja os 300 milhões de clientes da marca Orange.

Stephane Richard afirmou que a era digital oferece muitas novas oportunidades para a empresa, que já deteve o monopólio das telecomunicações e é agora operador da rede móvel e prestador de serviços de Internet, escreve a Lusa.

Os planos de Stephane Richard prevêem também a duplicação das receitas provenientes dos países emergentes.

A criação dos 10.000 novos postos de trabalho visa renovar quadros e ao mesmo tempo motivar os trabalhadores na empresa em França, após uma série de suicídios nos últimos dois anos, refere a imprensa internacional.

"Daqui para a frente pensaremos mais no número de contratações do que no quadro de funcionários", afirmou acrescentando que em França, cerca de metade dos trabalhadores deixarão o grupo até 2018 por atingirem idade de reforma. “Devemos anteciparnos a isso".

Segundo o presidente executivo da France Telecom, o projecto é muito mais do que uma resposta à crise pela qual a empresa tem passado nos últimos meses. “É uma resposta a dez anos de profunda mudança alicerçada na abertura da indústria à competição, à pressão da regulação, à revolução digital e à chegada de novos concorrentes como a Google e a Apple”.