O prazo previsto para a concretização do negócio Elon Musk - Twitter termina esta sexta-feira e os sinais de que a “novela” está prestes a terminar intensificam-se, numa espécie de grande final. A bolsa de Nova Iorque também já anunciou que as ações da empresa esta sexta-feira estarão suspensas à negociação, por ser o último dia concedido pelo tribunal para um acordo entre as partes.

Alguns meios já tinham citado fontes do Twitter, para garantir que bancos e advogados estavam a trabalhar para finalizar os termos do acordo de aquisição durante a semana e que Elon Musk visitaria, também esta semana, a sede da rede social em São Francisco. Mesmo assim, Musk conseguiu surpreender, quando esta quarta-feira entrou nas instalações do Twitter com um lavatório nos braços.

O momento foi, claro, filmado e registado pelo próprio no Twitter, apenas com a frase "Entering Twitter HQ – let that sink in!". Antes disso o multimilionário já tinha alterado a sua informação de perfil na rede social para passar a identificar-se como “Chief Twit” e mostrado a sua satisfação com a possibilidade de fazer este tipo de alteração na rede social, sem censura.

Elon Musk lançou em abril uma oferta de aquisição sobre o Twitter, que a administração da empresa começou por tentar bloquear. Depois da administração recuar e passar a recomendar a venda das ações, recuou Musk, que quis cancelar o negócio. Entre os argumentos que foram sendo apontados nos últimos meses, o principal era a existência de um conjunto de informações pouco rigorosas sobre a empresa, nomeadamente, o número de perfis falsos no Twitter.

O caso acabou por seguir para a justiça, com a rede social a querer obrigar Musk a consumar a compra. Pelo caminho os acionistas votaram a proposta de aquisição da plataforma por 44 mil milhões de dólares, conforme estava previsto e, sem surpresas, aceitaram-na.

Já no mês previsto para o arranque do julgamento Musk voltou a mudar de ideias e a regressar à intenção inicial de comprar o Twitter com algumas condições extra, como o fim do processo judicial. Entraram em cena bancos e advogados para fechar os termos do acordo final e assegurar o financiamento necessário, com a intenção de conseguir fechar negócio até 28 de outubro, o que aparentemente vai mesmo acontecer.

Nas próximas semanas a história deve entrar na segunda temporada, quando se começar a perceber que planos tem o homem mais rico do mundo para a rede social. Têm surgido notícias a antecipar despedimentos em massa, ou o regresso de utilizadores banidos, como Donald Trump, mas nenhuma destas informações foi ainda confirmada por Musk.