Elon Musk já tinha ameaçado pôr um fim à compra do Twitter, depois de suspender temporariamente o negócio até que a empresa clarificasse o número de contas falsas ou de spam que existem realmente na rede social. Agora, o magnata revela que desistiu do negócio de compra da plataforma.

Num documento submetido à Securities and Exchange Commission (SEC), a equipa de advogados que representa Elon Musk defende que o Twitter violou o contrato que ambas as partes tinham realizado.

A rede social é também acusada de não disponibilizar a informação necessária para que fosse realizada uma análise independente à prevalência de contas falsas ou de spam à plataforma.

Em questão está ainda o despedimento de dois executivos da empresa, assim como o congelamento nas contratações de novos colaboradores, visto pela equipa legal de Elon Musk como uma quebra de contrato.

No entanto, desistir de um negócio não é tão fácil quanto estalar os dedos e, em resposta à decisão de Elon Musk, o Twitter pretende levar o caso a tribunal. Como detalha Bret Taylor, CEO da Salesforce e membro do conselho de administração do Twitter, a empresa está “empenhada em fechar o negócio” e planeia recorrer à Justiça para fazer cumprir o acordo.

Musk desistiu e Twitter vai tribunal para obrigar a fechar a compra: Que fim poderá ter o negócio?

Por outro lado, como já é habitual, Elon Musk partiu para o Twitter para se pronunciar sobre a situação, com memes à mistura, apontando que, ao levar o caso a tribunal, a empresa terá de fornecer toda a informação que anteriormente não tinha disponibilizado sobre quantas contas falsas e de spam realmente existem na plataforma.

Musk desistiu e Twitter vai tribunal para obrigar a fechar a compra: Que fim poderá ter o negócio?

Desta vez foi mesmo o Milionário a partilhar o meme onde goza com a situação, mas quando anunciou que ia comprar o Twitter não escapou a uma onde de comentários sarcásticos que foram partilhados online.

Veja os memes com que Elon Musk foi brindado quando anunciou a compra do Twitter

Ao que tudo indica, a tecnológica terá mesmo contratado a mesma equipa legal que desenhou a estratégia “Poison Pill”, utilizada contra a tomada hostil do Twitter antes de ter chegado a um acordo com Elon Musk, para a defender em tribunal, avança a Bloomberg.

Mas o que poderá acontecer ao negócio? Em declarações ao website Mashable, Ronald Gilson, professor na área de lei e negócios na Columbia University, em Nova Iorque, afirma Elon Musk poderá ter de pagar ao Twitter pelas perdas associadas ao término do negócio, chegando a um acordo fora do tribunal.

Por outro lado, há também quem acredite que Elon Musk está a tentar baixar o preço da compra, como Jesse Fried, professor na Harvard Law School, em Massachusetts. Em declarações ao website Gizmodo, o especialista acrescenta que é pouco provável que o tribunal decida a favor de Musk, “libertando” das suas obrigações.

Nas palavras do especialista, tudo poderá não passar de um jogo para o empresário: uma vez que o processo de litígio poderá ser bastante avultado para o Twitter, a plataforma pode concordar em baixar o preço para resolver a questão.

Note-se ainda que são vários os especialistas que indicam que Musk poderá passar por um autêntico “pesadelo” legal ao pôr um fim ao negócio. Como aponta Chester Spatt, professor da área de finanças da Tepper School of Business da Universidade Carnegie Mellon, ao website Business Insider, o Twitter pode processar o empresário em mil milhões de dólares pelo término de negócio, tal como estabelecido pelos termos do acordo entre ambas as partes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.