O já longo processo judicial que opõem a SCO e a IBM conheceu recentemente um novo avanço com o afastamento de quase dois terços das queixas da SCO contra a Big Blue.



As quase 200 queixas eliminadas (198) integram um leque de 293 acusações relativamente ao alegado roubo por parte da IBM de propriedade intelectual da SCO. De acordo com a acusação, o código terá sido copiado do Unix para posterior utilização na criação do sistema operativo Linux.



De acordo com a apreciação do juiz Brooke Wells, divulgada num relatório de 39 páginas, a maioria das queixas em questão revelam-se mal fundamentadas e deixam por isso de integrar o processo.



A decisão baseia-se na falta de capacidade da empresa queixosa para apresentar informação detalhada sobre as partes do software IBM que infringem a sua propriedade intelectual, justifica o juiz.



"O tribunal considera os argumentos da SCO pouco persuasivos", refere o relatório. O mesmo documento considera inaceitável que a SCO tenha contornado um pedido de informação sobre o código indevidamente utilizado respondendo: "desculpem, nós não vos vamos dizer o que fizeram mal porque vocês já sabem".



Por avaliar estão ainda outras 100 queixas que não chegam a julgamento antes de Fevereiro de 2007. Entretanto, a IBM mantém a estratégia e continua a apresentar pedidos de apreciação das queixas com a intenção de confrontar a sua autenticidade antes de arrancar o julgamento.



Recorde-se que a SCO pede à IBM uma indemnização por danos na ordem dos 5 mil milhões de dólares.



Notícias Relacionadas:

2004-02-09 - SCO sobe para cinco mil milhões de dólares pedido de indemnização à IBM

2003-03-07 - SCO processa IBM por alegada apropriação não autorizada de tecnologia Unix

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.