Os investidores da Snap, a empresa-mãe da rede social Snapchat têm razões para sorrir, depois da apresentação de contas relativo ao quarto trimestre fiscal da empresa, que acabou no fim de dezembro. A empresa diz que 2021 foi um ano muito bom para a Snap, por ter feito um progresso significante em fazer crescer o seu negócio para a comunidade global.

“A força do nosso negócio nuclear permitiu-nos acelerar os investimentos em realidade aumentada, transformando a forma como a comunidade do Snapchat experiencia o mundo através da nossa câmara”, salientou Evan Spiegel, CEO da Snap.

Nos seus principais destaques, as receitas aumentaram 64% em 2021, um crescimento de 64% face ao ano anterior. O seu prejuízo líquido foi melhorado em 48% para 488 milhões em 2021, quando comparado com o anterior período homólogo. E foi o segundo ano consecutivo positivo no ajusto do EBITDA com 617 milhões de dólares no ano passado. A empresa diz que teve um ano completo de fluxo de caixa operacional positivo e fluxo de caixa livre de 293 milhões e 223 milhões, respetivamente.

Snapchat
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Relativamente ao último trimestre do ano, as receitas aumentaram 42% para 1,3 mil milhões de dólares face a 2020. Foi o primeiro trimestre com receitas líquidas positivas de 23 milhões de dólares, enquanto empresa cotada na bolsa. O EBITDA melhorou 97% para 327 milhões neste período, em comparação com 2020. E a caixa operacional e fluxo de caixa livre foram de 186 milhões e 261 milhões, quando em 2020 foram de 53 e 69 milhões, respetivamente.

A Snap diz que os investimentos nas inovações na sua plataforma de realidade aumentada deram frutos, nomeadamente os 18 filtros dedicados ao Ano Novo geraram mais de 7 mil milhões de impressões. Foram também introduzidas novas funcionalidades ao Lens Studio, tais como uma biblioteca de sons, física do mundo real e uma API com dados em tempo real. Os criadores podem agora incluir links no Lens, tornando mais fácil fazer crescer o seu negócio. Foram ainda feitas algumas parcerias estratégicas que deram origem a novos conteúdos.

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A empresa salientou ainda a forma como a pandemia mudou o comportamento dos utilizadores do Snapchat: a colocar menos Stories aos seus amigos e a ver menos Stories. Mas por outro lado, os utilizadores começaram a assistir a mais conteúdo premium, assim como mais vídeos no Spotlight (que duplicou em relação ao trimestre anterior). Esta é a funcionalidade de vídeos curtos, semelhantes ao TikTok. O Spotlight é uma fonte de receita para mais de 12 mil criadores registrados no programa.

Os bons resultados da Snap contrastam com a Meta, que ficaram muito aquém das expetativas. Os resultados desastrosos apresentados por Mark Zuckerberg tiveram impacto imediato na bolsa de Nova Iorque, desvalorizando 200 mil milhões de dólares de capitalização.