Um estudo recentemente publicado pela Hired mostra quanto ganha um engenheiro de software nos mais importantes pólos tecnológicos mundiais.

Com base em 280 mil entrevistas e ofertas de trabalho, fornecidas por mais de 5 mil empresas, a plataforma de recrutamento para profissionais da indústria digital chegou a valores médios para Londres, Paris, Singapura, Sidnei, Melbourne, Boston, Nova Iorque, Washington D.C., Austin, Denver, Chicago, Toronto, Seattle, San Francisco, Los Angeles e San Diego.

[caption][/caption]

Destas regiões, a que melhores salários apresentou foi a cidade norte-americana de São Francisco, onde se localiza o Sillicon Valley. Aqui o vencimento anual de um engenheiro de software chega aos 134 mil dólares, cerca de 125,4 mil euros.

Nos Estados Unidos, Seattle e Nova Iorque seguem logo atrás com uma média de 126 mil e 120 mil dólares, respetivamente.

A Hired nota, no entanto, que apesar do salário pago aos funcionários de Sillicon Valley, o custo de vida na cidade reduz drasticamente o valor real desta quantia. Se a análise for remetida para um comparativo com as despesas quotidianas, São Francisco abandona o primeiro lugar da tabela e surge num dos últimos. Neste caso, diz a empresa, os 110 mil dólares que recebe, em média, um engenheiro de software em Austin, no Texas, tem sensivelmente o mesmo valor real que os 134 mil recebidos em São Francisco.

[caption][/caption]

A realidade europeia, por sua vez, distancia-se destes valores. Das regiões estudadas no âmbito desta análise, Londres foi a cidade que revelou pagar melhor, com uma média salarial de 84 mil libras anuais, cerca de 98,5 mil euros. Paris fica-se pelos 93 mil euros.

Para além das diferenças geográficas, a Hired sublinha ainda que existe descriminação racial na definição de salários. Nos dados reunidos, é possível concluir que os software developers de descendência africana, com o mesmo nível de experiência dos seus colegas caucasianos, estão a pedir e a receber, em média, 115 mil dólares. Engenheiros caucasianos estão a pedir e a receber cerca de 125 mil.

Latinos e asiáticos auferem cerca de 120 e 122,5 mil dólares anuais.

O relatório pode ser lido, na íntegra, através deste link.