O eBay ofereceu 1,96 mil milhões de dólares (cerca de 1,39 mil milhões de euros) em dinheiro pela GSI Commerce, que representa um preço por acção 50,9 por cento ao valor dos títulos em bolsa antes da oferta, avança a Reuters.

A oferta foi anunciada esta segunda-feira, com o eBay a mostrar-se disposto a pagar 29,25 dólares por acção (cerca de 21,76 euros), naquilo que os analistas interpretam como um esforço para atrair novos clientes e compradores ao seu site.

Para além de fornecer tecnologia, sistemas de pagamento e serviços de apoio a clientes para lojas online, a GSI detém sites de "compras em grupo" - como o Rue La La, que oferece compras a valores promocionais válidos apenas por um dia, ou o ShopRunner, um serviço reservado a membros da comunidade, que oferece os portes de envio dos produtos.

O eBay que, que se dedica principalmente a promover a compra e venda de artigos online entre particulares, pode estar também a tentar tirar partido do florescente negócio popularizado por empresas como a Groupon e cujo exemplo parece estar a ser seguido um pouco por toda a parte, incluindo em Portugal.

Num comunicado citado pela agência noticiosa, o director executivo do eBay, John Donahoe, apenas afirma que o negócio ajudará a empresa a colocar mais compradores e vendedores em contacto.

O processo de aquisição deverá ser concluído no terceiro trimestre de 2011, altura em que o eBay alienará 70 por cento dos sites de compras em grupo da GSI a uma nova empresa constituída por dois actuais membros da companhia: o fundador e o director executivo.