O comércio eletrónico cresceu 16% na época festiva, que compreende as vendas online realizadas entre 3 de novembro e 21 de dezembro, segundo apurou a comScore. Nos 51 dias de análise foram gastos 38,7 mil milhões de dólares em dias como a Cyber Monday, Black Friday e na Work Week of December, a semana que antecede o Natal.

O maior crescimento foi registado no dia de envios gratuitos, o Free Shipping Day, que este ano aconteceu a 17 de dezembro e que comparativamente a 2011 aumentou em 76% o volume de vendas. Nesse dia a faturação do ecommerce está avaliada em mil milhões de dólares. A Work Week of December, entre dia 17 e dia 21, cresceu 53% para faturar 3,68 mil milhões de dólares.

“Tipicamente não assistimos a gastos tão avultados nos dias finais da época festiva. Muitos retalhistas alargaram as promoções com garantia de entregarem até ao dia de Natal”, comentou o presidente da comScore, Gian Fulgoni.

[caption]Ecommerce EUA[/caption]

Mas o dia que mais dinheiro rendeu em vendas online foi a Cyber Monday, num total de 1,4 mil milhões de dólares.

Todos os resultados são relativos ao mercado norte-americano mas fica a ideia de que a tendência será semelhante nas principais economias mundiais e nos países desenvolvidos – o ecommerce está a crescer e as ofertas online são aproveitadas para a compra de presentes.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico