A Samsung está a renovar a oferta de televisões que tem em Portugal e até ao final de abril os novos modelos das séries F5 à F8 ficam disponíveis para compra. O destaque da empresa vai para a LED TV F8000 que incorpora todas as novidades que a empresa sul-coreana preparou para o segmento das televisões este ano.

Mais do que revoluções de design e especificações técnicas, e um pouco à imagem da estratégia que está definida na área dos smartphones, a Samsung está empenhada em evoluir o software dos televisores e sobretudo o interface de utilizador (UI), tentando mudar a maneira como o utilizador interage com o equipamento.

A grande novidade na gama de Smart TV relativamente à oferta do ano passado é a inclusão do S Recommendation, um sistema de sugestões baseado no historial de visualização dos utilizadores. Cada pessoa pode ter uma conta própria com sistemas de recomendações personalizados, e protegidos por palavra-passe, ou pode haver uma conta generalista que faz recomendações baseadas em todo o conteúdo que é visualizado.

O S Recommendation é o ecrã de inicialização por defeito nas novas Smart TV da fabricante oriental, e é apenas um dos quatro painéis que compõe o novo UI. Através do comando ou através de gestos caso o televisor tenha câmara incorporada, é possível navegar para um ecrã social - com vídeos sugeridos por amigos nas redes sociais -, para um ecrã multimédia - que permite a ligação a vários dispositivos através do All Share ou a serviços na cloud como o Dropbox, SugarSync e SkyDrive -, e para um ecrã de aplicações - existem 30 espaços para apps descarregadas, e um outro espaço de softwares recomendados que incluem sempre cinco aplicações portuguesas e duas internacionais.

[caption]Samsung S Recommendation[/caption]

O reconhecimento gestual também está mais alargado, com movimentos de arrastamento para navegar entre paines, duplo reconhecimento das mãos para fazer zoom em imagens através de um movimento de "esticão", e reconhecimento do símbolo do Facebook "Like" feito com a mão e que partilha na rede social a recomendação feita.

Portugal, um mercado em mudança

Por dia e em todo o mundo, a Samsung diz que são descarregadas 300 mil apps, mas o número podia ser mais volumoso. Em Portugal, o número de utilizadores com Smart TV ligadas à Internet apenas chega aos 60%, um valor que apesar de não ser ideal é satisfatório para a empresa sul-coreana que acredita estar a conseguir mudar a forma como as pessoas pensam no conceito de televisão, deixando de ser apenas um ecrã com canais mas sim um centro multitarefas.

Em 2013 e com a estratégia delineada, a Samsung espera conseguir aumentar a taxa de ligações a partir de Smart TV em Portugal para os 80%. Todas as novidades introduzidas são uma resposta da marca oriental às necessidades dos consumidores, contou durante a apresentação o gestor de marketing da Samsung, Tiago Flores.

No mundo todo a Samsung vendeu cerca de 50 milhões de televisores, enquanto para Portugal e seguindo política de informação da empresa, não puderam ser revelados números.

O modelo com mais sucesso no mercado nacional foi a LED E4000 de 32 polegadas, um modelo que é vendido por um preço a rondar os 400 euros e que mesmo não sendo uma televisão inteligente, reúne um ecrã de proporções generosas com o design característico da Samsung. No segmento das Smart TV o modelo E6100 foi dos que teve melhor desempenho no retalho português por incluir tecnologia 3D e ligação Wireless, duas características que cada vez mais os consumidores procuram.

[caption]Samsung E6100[/caption]

Em Portugal a Samsung registou através de uma análise de mercado que o interesse por televisões acima das 40 polegadas aumentou cerca de 50%, enquanto o interesse por Smart TV aumentou 71%, um valor próximo aos 69% registados pelas televisões 3D.

Este ano e segundo as indicações dadas ao TeK pela equipa de marketing da Samsung, o próximo grande sucesso no mercado português deve ser o modelo de 40 polegadas F6400, a versão remasterizada do E6100 e que tem um preço recomendado de 899 euros.

A nível de topo de gama e oferta máxima para Portugal, o modelo F8000 referido no início do texto é a estrela da companhia. O preço varia entre os 1.500 euros, para a versão de 40 polegadas, e os 7499 euros para a versão de 75 polegadas.

[caption]Samsung F8000[/caption]

Longa vida às Smart TV

Outra novidade que a Samsung vai trazer até Portugal é o Evolution Kit, um periférico que pode ser acoplado às series E7 e E8 de 2012 e que leva as novas funcionalidades, como o S Recommendation, aos modelos menos recentes de televisões da fabricante asiática.

A caixa, que terá um custo aproximado de 300 euros, inclui também hardware extra que permite aumentar os níveis de desempenho do equipamento principal.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico