A EDP anunciou ontem a venda da OPTEP - Sociedade
Gestora de Participações Sociais, titular de uma participação de 25,49 por cento no capital da Optimus, a uma entidade de origem luxemburguesa, denominada Thorn Finance.



O preço de venda da participação foi estipulado, segundo o comunicado divulgado pela EDP, em 315 milhões de euros. De acordo com o que foi divulgado pelo Público UltimaHora, esta transacção avalia a totalidade do valor da Optimus em aproximadamente 1.260 milhões de euros, sensivelmente o dobro daquilo que a casa-mãe, a Sonae.com, vale actualmente em bolsa.



Os responsáveis da EDP afirmaram no comunicado que "a venda desta subsidiária da EDP enquadra-se numa estratégia global de reestruturação do respectivo sector das telecomunicações" e, nesse sentido, "a participação na Oni, SGPS terá sido oportunamente transmitida pela OPTEP para a própria EDP. Consequentemente, a EDP detém hoje, através da Oni, todas as suas participações sociais neste sector de actividade".



A EDP acrescentou que, com a venda da participação à Thorn Finance, deixou de deter, "directa ou indirectamente, qualquer participação na Optimus".



Notícias Relacionadas:

2002-03-05 - EDP vende participação na Redal à Compagnie Générale des Eaux

2002-02-28 - Optimus recebe aumento de capital de 100 milhões de euros