O multimilionário Elon Musk abraçou a liderança do Twitter já com outros “dois amores” a ocuparem a sua agenda profissional: a SpaceX e a Tesla, sendo que nesta última ocupa o cargo de CEO e tem vindo a ser pressionado pelos acionistas, que não gostam de ver o cargo ocupado só a meio-tempo.

Tem havido quem sugira que o responsável passe a bola a outro gestor, numa das duas empresas - Twitter ou Tesla. Ainda não aconteceu em nenhuma, mas o líder da Tesla passará agora a contar com o apoio de Tom Zhu, num conjunto de áreas-chave para a gestão da operação global da Tesla, garante a Reuters. O até agora responsável pelas operações da marca na China, passará a acumular o cargo com a supervisão das fábricas da Tesla nos Estados Unidos, assim como as vendas da companhia na América do Norte e na Europa.

Zhu, chinês de origem com passaporte neozelandês, está na Tesla desde 2014 e tem mostrado ser um homem dedicado à empresa. Segundo relatos internos, terá estado entre o primeiro grupo de trabalhadores da fábrica da Tesla em Shangai, a dormir nas instalações durante os primeiros dois meses de confinamento, para assegurar que a produção não parava. Assume uma responsabilidade importante nos principais mercados globais da Tesla, numa altura em que a empresa se prepara para lançar o Cybertruck e uma nova versão do Modelo 3.

A informação divulgada pela Reuters cita um documento interno, um dia depois da marca apresentar resultados. Os números mostram que durante o quarto e último trimestre de 2022, a Tesla conseguiu entregar 405.278 veículos.

No mesmo período do ano passado vendeu 308.600 unidades dos seus carros elétricos, pelo que a marca atingida entre outubro e dezembro é positiva, embora tenha ficado abaixo das estimativas de Wall Street, que apontavam para vendas na ordem dos 431 mil veículos. O abrandamento do consumo e questões logísticas não terão permitido alcançar esse número.

Em termos de produção, terão sido fabricados 439.701 veículos nos últimos três meses do ano. Ficar com veículos em armazém é uma novidade para a Tesla que, por norma, consegue escoar toda ou quase toda a produção, em cada trimestre. Neste não foi assim, como também já não tinha sido no anterior, mas em menor escala. Entre julho e setembro, a diferença entre o número de veículos produzidos e vendidos foi de 22 mil unidades.

No total do ano, a Tesla vendeu 1,31 milhões de carros, mais 40% que em 2021, mesmo com maior pressão da concorrência, cada vez mais “povoada” pelos fabricantes tradicionais da indústria automóvel. Também aqui as expectativas do mercado eram superiores e apontavam para um crescimento das vendas na ordem dos 50%.

Na SpaceX, fundada também por Elon Musk, o ano também começou com novidades. A CNBC avança que a empresa de exploração espacial tem em marcha uma nova ronda de financiamento de 750 milhões de dólares. A operação passa a valorizar a empresa em 137 mil milhões de dólares. Durante o ano de 2022, a SpaceX conseguiu financiar-se em mais de 2.000 milhões de dólares, também junto de investidores.