Dois dias depois de ter sido conhecido o resultado da votação que colocou no Twitter, Elon Musk, que comprou a plataforma no final de outubro, comentou a decisão popular. Mais de 17 milhões de pessoas quiseram opinar sobre o futuro do Twitter e dizer o que achavam da continuidade de Musk como CEO da empresa. Mais de metade escolheram a saída do multimilionário.

Musk ainda não tinha reagido, fê-lo esta madrugada com esta frase: “demito-me do cargo de CEO assim que encontrar alguém suficientemente tolo para aceitar o cargo! Depois disso, vou apenas gerir as equipas de software e servidores”. A reação não deixa perceber se, o também CEO da Tesla, ficou surpreendido com o voto popular, mas dececionado pode ter ficado, uma vez que já se tinha referido ao cargo de CEO no Twitter como o seu emprego de sonho.

Elon Musk comprou o Twitter por 44 mil milhões de dólares no final de outubro, numa operação confirmada dias depois de entrar na sede da empresa com um lavatório nos braços e com planos ambiciosos para continuar a fazer crescer a plataforma, mas também para torná-la rentável. Desde então já foram anunciadas várias alterações e muitos recuos em decisões polémicas, como aconteceu com a versão paga do serviço - lançada, suspensa e relançada - ou, mais recentemente, com a proibição de partilha de links de outras redes sociais nos perfis do Twitter. Também esta alteração à política de utilização da plataforma foi anunciada e mais tarde suspensa.

Pelo caminho, o Twitter despediu milhares de colaboradores, voltou a abrir portas a utilizadores que tinham sido proibidos de usar a rede social e bloqueou o acesso de outros, em mais uma decisão polémica recente, que envolveu o bloqueio de contas de vários jornalistas.

Twitter pode já ter perdido mais de 2 milhões de utilizadores para a Mastodon
Twitter pode já ter perdido mais de 2 milhões de utilizadores para a Mastodon
Ver artigo

Fica por saber quando se efetivará a renúncia ao cargo, uma decisão que provavelmente agradará aos investidores da Tesla. Nos últimos dias surgiram notícias dando conta do desconforto de alguns dos principais acionistas da empresa, com o nível de envolvimento de Musk no Twitter e o impacto que isso pode ter na boa gestão da Tesla.

Leo Koguan, o terceiro maior acionista individual da Tesla segundo a Bloomberg, deu voz ao descontentamento e fez um apelo público no Twitter à renúncia de Musk ao cargo, considerando que a empresa precisa de ser gerida por alguém que possa ocupar o cargo a tempo inteiro.

As decisões de Elon Musk têm também animado a Internet com memes sobre a atuação do milionário, que pode ver na galeria