O empresário Elon Musk está em Portugal e os motivos oficiais da visita não foram divulgados. O jato privado do dono da Tesla, SpaceX e da rede social X aterrou no Aeródromo de Tires pouco antes das 13h00, desta sexta-feira, vindo de Austin, no Texas, local que deixou sem prestar quaisquer declarações aos jornalistas presentes.

Esta não é a primeira vez que Portugal aparece associado ao "radar" do multimilionário. Neste caso poderão ser as reservas de lítio do país, um componente essencial para a produção de baterias de carros elétricos como os fabricados pela Tesla, a explicar a visita, especula-se.

Se encontrar Elon Musk na internet a explicar como ganhar dinheiro duvide. Deepfakes do multimilionário continuam em alta
Se encontrar Elon Musk na internet a explicar como ganhar dinheiro duvide. Deepfakes do multimilionário continuam em alta
Ver artigo

Portugal possui a maior reserva de lítio na Europa e a oitava maior do mundo, conforme reportava há pouco mais de um ano o portal Euronews, citando um estudo geológico norte-americano, referindo em específico Covas do Barroso, no norte de Portugal. Apesar das tensões entre os interesses de exploração e as populações locais, este recurso valioso torna o país um ponto de interesse estratégico, considera-se.

É um dado adquirido que Elon Musk anda à procura de localização para uma nova Gigafactory europeia, para expandir as suas linhas de produção, e a Península Ibérica já era uma hipótese.

Até há pouco tempo havia planos para a instalação de uma fábrica da Tesla em Valência, Espanha, com um investimento de 4,5 mil milhões de euros, que terão sido abandonados devido depois de uma fuga de informação que irritou o empresário e a sua equipa.

Não está claro se a Tesla descartou por completo o país vizinho, ou apenas a cidade, mas é claro que a empresa ainda pretende expandir a sua presença na Europa, onde atualmente tem apenas uma única fábrica, em Berlim, na Alemanha.