Há quem lhes chame o transporte do futuro, há quem não veja como promissora a demora em sair do papel e depois há Elon Musk, que entre as dúvidas sobre a validade de um investimento elevado e os benefícios que daí podem resultar, garante que consegue fazer mais depressa e mais barato.
A The Boring Company propôs à câmara de Miami a construção de um túnel com duas milhas (3,2 quilómetros), sob a cidade. A obra ficaria pronta em seis meses e custa 30 milhões de dólares, um valor que impressionou o mayor Francis Suarez, que revelou a conversa telefónica em primeira-mão nas redes sociais, já que uma consulta de preço feita antes pela cidade para uma infra-estrutura do mesmo género foi custeada em mil milhões de dólares e tinha um prazo de execução de quatro anos.
É o próprio Musk quem tem trabalhado desde o início do ano para vender a ideia à cidade e que já admitiu ter exposto a ideia a outros interlocutores políticos do Estado. A 18 de janeiro o milionário escrevia no Twitter: “carros e camiões presos no trânsito geram milhões de toneladas de gases tóxicos e partículas, mas os túneis rodoviários da The Boring Company vão resolver problemas viários e vão ser um exemplo para o mundo”.
Por estar sobre pedra calcária, que é esponjosa, Miami é um desafio para este tipo de projetos. O potencial impacto da obra numa subida do nível do mar é outro impacto a ter em conta e serão esses os principais factores de análise neste momento, pelos responsáveis da cidade.
A The Boring Company foi fundada em 2016, pelo caminho já angariou diferentes projetos e não tem parado de apresentar propostas. Alguns ficaram pelo caminho, outros sofreram atrasos mas estão prontos para arrancar, como o sistema de Las Vegas (que integra três tuneis) e que estará a aguardar um grande evento para se estrear ao público, depois da CES ter este ano adotado uma versão online.
O conceito, que está a ser explorado por mais alguns fabricantes, é o de criar um sistema de transportes suburbano rápido e não poluente. No caso da The Boring Company, as viagens fazem-se em Teslas modificados. Desde o final do ano Elon Musk tem estado particularmente ativo a falar do tema, deixando entender que 2021 será um ano estratégico para a empresa de transportes do milionário.
Os esforços comerciais recentes da companhia entretanto já surtiram efeitos e a The Boring Company conseguiu garantir novos contratos em Las Vegas, que vão expandir a rede na cidade a vários pontos, entre a Strip e o aeroporto.
Para conseguir ter luz verde para o projeto, a empresa alterou o modelo de negócio e dispõe-se agora a pagar o túnel central. Os hotéis e casinos que quiserem ter direito a uma paragem pagam por isso. Está também a ser negociado um acordo para mais um túnel em São Bernardino, também na Califórnia.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários