Há quem lhes chame o transporte do futuro, há quem não veja como promissora a demora em sair do papel e depois há Elon Musk, que entre as dúvidas sobre a validade de um investimento elevado e os benefícios que daí podem resultar, garante que consegue fazer mais depressa e mais barato.

A The Boring Company propôs à câmara de Miami a construção de um túnel com duas milhas (3,2 quilómetros), sob a cidade. A obra ficaria pronta em seis meses e custa 30 milhões de dólares, um valor que impressionou o mayor Francis Suarez, que revelou a conversa telefónica em primeira-mão nas redes sociais, já que uma consulta de preço feita antes pela cidade para uma infra-estrutura do mesmo género foi custeada em mil milhões de dólares e tinha um prazo de execução de quatro anos. 

É o próprio Musk quem tem trabalhado desde o início do ano para vender a ideia à cidade e que já admitiu ter exposto a ideia a outros interlocutores políticos do Estado. A 18 de janeiro o milionário escrevia no Twitter: “carros e camiões presos no trânsito geram milhões de toneladas de gases tóxicos e partículas, mas os túneis rodoviários da The Boring Company vão resolver problemas viários e vão ser um exemplo para o mundo”. 

Por estar sobre pedra calcária, que é esponjosa, Miami é um desafio para este tipo de projetos. O potencial impacto da obra numa subida do nível do mar é outro impacto a ter em conta e serão esses os principais factores de análise neste momento, pelos responsáveis da cidade. 

Primeiro túnel de Elon Musk para fugir ao trânsito abre hoje
Primeiro túnel de Elon Musk para fugir ao trânsito abre hoje
Ver artigo

A The Boring Company foi fundada em 2016, pelo caminho já angariou diferentes projetos e não tem parado de apresentar propostas. Alguns ficaram pelo caminho, outros sofreram atrasos mas estão prontos para arrancar, como o sistema de Las Vegas (que integra três tuneis) e que estará a aguardar um grande evento para se estrear ao público, depois da CES ter este ano adotado uma versão online. 

O conceito, que está a ser explorado por mais alguns fabricantes, é o de criar um sistema de transportes suburbano rápido e não poluente. No caso da The Boring Company, as viagens fazem-se em Teslas modificados. Desde o final do ano Elon Musk tem estado particularmente ativo a falar do tema, deixando entender que 2021 será um ano estratégico para a empresa de transportes do milionário. 

Os esforços comerciais recentes da companhia entretanto já surtiram efeitos e a The Boring Company conseguiu garantir novos contratos em Las Vegas, que vão expandir a rede na cidade a vários pontos, entre a Strip e o aeroporto. 

Para conseguir ter luz verde para o projeto, a empresa alterou o modelo de negócio e dispõe-se agora a pagar o túnel central. Os hotéis e casinos que quiserem ter direito a uma paragem pagam por isso. Está também a ser negociado um acordo para mais um túnel em São Bernardino, também na Califórnia. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.