A The Boring Company inaugura esta terça-feira, dia 18 de dezembro, o primeiro túnel da sua rede de transporte subterrâneo. O troço do Test Tunnel, com cerca de três quilómetros de extensão, liga a sede da SpaceX a Hawthorne, na Califórnia, EUA.

O evento de inauguração será aberto ao público, mas o acesso ao túnel é reservado. Servirá para que as pessoas tenham um primeiro contacto com a futura tecnologia de transporte, mas acima de tudo como uma espécie de protótipo, para adquirir experiência e desenvolver outras premissas adicionais ao projeto para o futuro.

Também servirá como palco de testes ao elevador de acesso para as viaturas, construído numa garagem pertencente a uma residência privada, junto à sede da SpaceX.

A data de inauguração deste primeiro túnel foi avançada na altura em se assinalou a conclusão do troço, há cerca de um mês. Elon Musk comemorou o acontecimento com a publicação de um vídeo nas redes sociais - como é habitual - e marcava a estreia para 10 de dezembro.

Não chegou a acontecer, mas este fim de semana, o visionário sul-africano “regressou” ao Twitter para revelar a nova data: 18 de dezembro.

O sistema idealizado por Elon Musk consiste em plataformas assentes em carris elétricos capazes de transportar automóveis e “autocarros” a alta velocidade. A infraestrutura foi criada com a intenção de servir como alternativa de mobilidade, de forma a que as pessoas possam fugir ao trânsito que mina os centros metropolitanos, nos dias de hoje.

A The Boring Company tem outros túneis em construção. A inauguração de um deles foi recentemente “suspensa”, mas continua a existir o “Dugout Loop”, que liga várias localidades de Los Angeles ao estádio dos Dodger; o “Chicago Express Loop”, que pretende facilitar o acesso ao aeroporto O’Hare; e também o “East Coast Loop” para ligar as cidades de Washington, D.C. e Maryland.